2014/11/22

Photoshop já corre no Chrome - mas via streaming


Por muitos bons editores de imagem que existam para os browsers - temos o SumoPaint e o Pixlr Express (embora em Flash) - não há como evitar que o editor de referência seja o Photoshop. Mas... e se pudessem correr o Photoshop na íntegra, tal como o conhecem, no vosso browser? E há quem já o faça.

O Google e a Adobe estão a trabalhar para trazer o Photoshop para o Chrome, e a forma como o estão a fazer recorre a uma técnica já nossa conhecida: o streaming. O Photoshop Streaming é uma versão que poderá ser executada num browser, mas que na realidade está a ser executada num servidor remoto da Adobe. O utilizador apenas vê no seu browser um streaming de vídeo dos resultados, tal como se estivesse a trabalhar remotamente num computador.

Neste momento este sistema já está em estado funcional, mas a Adobe vai começar por lançar o serviço numa versão de testes para o mercado educativo. Só daqui por mais meio ano é que o serviço poderá ser alargado a mais "testadores", e só depois de tudo estar afinado é que poderemos esperar uma versão comercial disponível para todos (muito provavelmente através dos serviços de mensalidade/anuidade da Adobe.)

A grande vantagem deste sistema é o de permitir que o Photoshop fique disponível para equipamentos como os Chromebooks - e até potencialmente tablets e smartphones - colocando um Photoshop "total" ao alcance de qualquer máquina.

... A mim não me surpreende nada, e imagino que no futuro muitos outros programas venham a optar por técnicas idênticas para chegarem aos browsers dos seus clientes.

1 comentário: