2014/11/30

Um relógio HP com calculadora por 14500 dólares


O que pensariam de "smartwatch" que custasse mais de 14 mil dólares; mas que a sua funcionalidade se limitasse a ter uma máquina calculadora? Ah... e importa referir... que é de 1977.


É esse o valor com que este protótipo de um relógio com calculadora da HP aparece no Ebay, e nos faz relembrar outros tempos em que a electrónica também ia inspirando sonhos... e também com preços nem sempre acessíveis. Este HP-01 é um dos primeiros relógios com calculadora alguma vez construídos, e que em 1977 eram vendidos pela (nada) módica quantia equivalente a $600 actuais - mas que agora o seu possuidor acha ter valorizado para os $14500.

O relógio tinha um micro-teclado que tinha que ser usado com uma caneta ou lápis (coisas que na altura nunca estariam distantes) e o seu display era um futurista VFD de cor vermelha - uma tecnologia que tinha tanto de futurista como de gastadora de energia. Lembro-me que o meu pai chegou a ter um relógio com um ecrã deste tipo, e que só acendia a hora por breves segundos quando se carregava no botão, e mesmo assim tinha uma autonomia diminuta (e pensar que hoje em dia nos queixámos de um smartwatch só ter autonomia para 2 ou 3 dias, com tudo aquilo que faz! ;)

Mas, por muito nostálgico que seja, não me sinto minimamente tentado a dar 14500 dólares por este pedaço de História; tal como não o faria por qualquer smartwatch da actualidade - nem mesmo um Apple Watch em ouro com vidro safira. Quanto muito, 250 ou 300 euros, por um Moto 360 ou G Watch R... se realmente ficar convencido que um smartwatch traz alguma grande vantagem face À utilização normal de um smartphone (coisa que, sinceramente, ainda tenho sérias dúvidas.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)