2014/12/18

Android 5.1 chega em Fevereiro?


Muitos utilizadores ainda esperam ansiosamente que o mais recente Android 5.0.1 chegue aos seus equipamentos, e eis que já se fala de que o Android 5.1 poderá chegar no final de Fevereiro com bastantes correcções.

O Android 5.0 foi um grande salto para a plataforma, com uma mudança radical no design e em muitos aspectos internos de funcionamento, e como tal foram também inevitáveis alguns (bastantes?) bugs. Os mais críticos e de resolução imediata já terão sido resolvidos com o 5.0.1, mas há outros para os quais será necessário esperar até final de Fevereiro para serem resolvidos por este Android 5.1.

Segundo o que é indicado, esta actualização irá trazer:

  • Melhoria na estabilidade do sistema
  • Gestão de memória melhorada
  • Correcção para encerramento forçado de apps
  • Gestão de bateria melhorada
  • Correcção do consumo excessivo quando ligado a WiFi
  • Problemas de conexão wireless
  • Correcções de problemas com o "Ok Google"
  • Correcções nas notificações e problemas de som
  • Alterações às cores usadas pelo Material Design
  • Regresso do modo "silêncio"


Por agora não parece haver nenhuma novidade "radical" para esta versão - embora seja simpático o regresso da função "silêncio" tal como existia dantes - e que se tratará principalmente de uma actualização centrada na correcção dos problemas detectados. Algo que me parece ser o mais prioritário nesta fase: corrigir os problemas existentes antes de se aventurarem a acrescentar novas funcionalidades.

11 comentários:

  1. Não querendo provocar ninguém mas se isto fosse no IOS não se falava noutra coisa e no escândalo que seria. Nem me venham com a questão dos múltiplos aparelhos que o Android tem que suportar pois não existe um nexus onde não existam problemas graves com o novo 5.0

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu Nexus 5 não tenho notado qualquer problema (WiFi, autonomia, etc. tem estado tudo ok). Só me chateia a ausência do modo silêncio - que também não é grave, pois como tenho o Tasker a silenciar aquilo em horarios pré-definidos, continua a funcionar como sempre. :)

      Eliminar
    2. EG, o meu N5 ficou digamos que "atrufiado" durante a primeira hora com o lollipop, mas garantidamente, problemas graves, ou qualquer tipo de problema que o usuario comum se podesse aperceber, não teve certamente.

      Aproveito para dizer que já instalei a 5.0.1 e que continua impecável.

      Se substituires "problemas graves", por falta de algumas funcionalidades úteis, que aparecem desde ha muito em roms costumizadas, ai já podemos estar de acordo :)

      Eliminar
    3. O que vou lendo aponta num sentido diferente. A minha experiência com Android foi frustrante neste sentido porque infelizmente comprei um Samsung S3 que nunca me permitiu de forma oficial fazer qualquer atualização. O que vou lendo é que mesmo em aparelhos Nexus (por exemplo Nexus7) existem 1001 problemas.

      Eliminar
    4. Também tenho um Nexus 7 e tem estado livre de problemas. Mas sim, já relatos de quem tem que aturar os bugs. E para esses pouco importa que haja quem não is tenha - tal como digo quando sou eu um dos azarado que os tem que gramar (os bugs)

      Eliminar
  2. Boas...
    O que queres dizer com modo "Silêncio"??
    É que o modo silencio existe só que de outra forma.
    Ainda nao percebi o porquê de tanta complexidade com a nova forma de por o telemóvel em total silêncio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Modo silêncio tal como existia nos pré-Lollipop: baixar o volume até tirar o som totalmente. Agora o que tens é modo vibração, ou então os modos prioritários e coisa e tal. Para alguns casos é equivalente (e mais versátil), mas continua a não substitui o modo silêncio "antigo".

      Eliminar
    2. Desculpa?
      Como é que continua a não substituir o modo silêncio antigo?
      Tens o modo sem interrupções que é exactamente o modo silêncio antigo.
      Mas lá está o ser humano é adverso à mudança, daí compreender o simples facto de algumas pessoas não se conseguirem adaptar a certas inovações

      Eliminar
    3. Se queres um exemplo: poderes entrar no modo silêncio (antigamente) sem sequer olhares para o ecrã, bastando pressionar os botões de volume - útil para as situações em que não se pode, ou não convém, tirar o smartphone do bolso (E que actualmente apenas te permite activar o modo vibração e ficar com aquilo a zumbir por todo o lado).

      Não é ser averso à mudança (como referi, o novo sistema até é mais versátil para muitas situações) mas neste caso é simplesmente deixar de se poder fazer algo que era útil, e que pode ser facilmente reposto.

      Há que saber distinguir entre "inovações" e "remoção de funcionalidades"...

      Eliminar
  3. Eu tenho um Sony Xperia Z Ultra e experimentei o Lollipop mas voltei para o Kitkat porque as ROMs costumizadas Kitkat têm muito mais funcionalidades que o Lollipop de origem ainda não tem e não se compreende porque, acho o Lollipop muito como se diz SEM SAL!

    Este post demonstra algumas funcionalidades que deveriam existir de origem no Lollipop:

    http://www.phonearena.com/news/10-features-from-custom-ROMs-that-would-have-made-Android-Lollipop-even-better_id63088

    ResponderEliminar
  4. Tenho um Nexus 5, fiz ontem à noite a atualização para o 5.01. Na versão de fábrica tudo funcinava às mil maravilhas. Depois de atualizar para a 5.0, tenho tido dificuldade em ligar automaticamente a wifi com pass reconhecida tendo que abrir a ligação para esta se efetivar, várias apps de desligavam de um momento para o outro principalmente nos primeiros tempos, há uns dias, tive um problema no chrome em que as imagens aparecia desfiguradas, sinto falta do atalho para silenciar através do botão on/off, não noto grande diferença na autonomia.
    Enfim, para além de umas alterações gráficas, não estou ainda convencido que a alteração tenha sido para melhor.

    ResponderEliminar