2014/12/19

Como fazer links entre documentos do Google Docs


A maioria dos utilizadores poderá já ter experimentado os documentos do Google para fazer algumas coisas básicas, mas a verdade é que se podem fazer coisas muito mais complexas. No entanto, hoje vamos começar por algo que, sendo de enorme utilidade, é bem simples de se fazer: criar links entre diferentes documentos do Google Docs.


Tal como qualquer outro editor minimamente capaz, o Google Docs permite-nos criar links para qualquer página da web. Algo bastante útil para todo o tipo de trabalhos onde seja preciso referenciar conteúdos externos. Mas... e se aquilo que quisermos referenciar for outro documento do Google Docs?

Não se preocupem, pois o Google facilitou-nos a vida. O processo é idêntico ao de criação de qualquer outro link: selecciona-se o texto que queremos que funcione como link, e clica-se no botão de link. Só que agora, em vez de copiarem o URL da página de destino, bastará fazerem uma pesquisa pelo nome do documento pretendido, e seleccioná-lo. Tal como os outros links, ficará activo assim que visualizarem o documento no modo "view".

A única coisa que terão que ter em atenção é que, no caso de partilharem o documento com outras pessoas, terão que também dar as devidas permissões ao documento referenciado. Senão, quando outros utilizadores clicarem no link irão deparar-se com uma mensagem informando-os que não têm acesso ao mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)