2014/12/19

MS deixa de ser obrigada a apresentar ecrã de selecção de browsers


As burocracias Europeias são algo que por vezes tem consequências caricatas. Felizmente, hoje é dia de uma delas desaparecer: a MS deixa de ser obrigada a apresentar o ridículo ecrã de selecção do browser no Windows a que era obrigada na Europa.

Esta obrigação, que surgiu em 2009 depois das queixas de que os browsers alternativos não tinham hipótese de competir com o browser (IE) que vinha pré-instalado com o Windows, chega agora ao fim e permite também analisar qual foi o seu efeito.

Sem surpresas, o efeito desta medida na adopção de outros browsers foi nulo. Depois de alguns relatórios iniciais que pareciam demonstrar que este ecrã de escolha realmente estava a funcionar para aumentar a quota do Firefox na Europa, a evolução ao longo dos últimos cinco anos mostra que isso não se terá devido a este ecrã de escolha. Aliás, temos o caso do Opera, cujo declínio se manteve, mesmo estando presente de forma bem visível no ecrã de opções - e quanto ao Chrome, parece-me que todos concordarão que o seu crescimento teria acontecido independentemente de ser "promovido" na Europa por este meio.

À custa desta "brincadeira", a MS ainda teve que pagar uma multa milionária de mais de 560 milhões de euros, devido a um descuido no Service Pack 1 do Windows 7, que durante mais de um ano fez com que alguns utilizadores não tivessem esta opção.

Eu desde o início que achei ridículo esta medida, pois pela mesmo ordem de ideias, se a MS é obrigada a apresentar um ecrã de selecção para o seu browser, porque motivo a Apple não o é enquanto teve o domínio nos mobile com os iPhones e iPads; ou o Google com o seu Android?

10 comentários:

  1. Por a apple não usa um sistema de hardware aberto (IBM PC)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não usam IBM PC há MMMMUUUUUUUIIIIIIIIIIIIITTTTTTOOOOOOSSSSS anos.

      Anyway não entendi o porquê de dizeres isso.

      Eliminar
    2. IBM PC é a arquitectura dos PC que usas!!!!!

      Eliminar
    3. Ein?

      Primeiro, os ser "IBM" não é aberto... Aliás, eles apenas arranjaram uma maneira de acontecer um sistema aberto com a emulação de BIOS originais da IBM. Por isso, seria correto dizer antes "sistema pirata", a menos que tenhas um IBM genuíno, que já nem se fazem há muito tempo.

      Segundo, a arquitetura dos PCs de hoje em dia já em nada tem a ver com IBM.

      Terceiro, o teu PC provavelmente já é EFI, e a Apple foi das primeiras a lançar PCs com EFI. Os Mac são exactamente iguais a um PC normal. A diferença é que têm extensões da Apple (daí o E de EFI, criado pela Intel).

      Quarto, qual é o mal disso? Quase tudo são computadores fechados: o teu telemóvel com snapdragon, o teu carro (e sistema de entretenimento), a tua calculadora gráfica, a tua PlayStation, Nintendo e Xbox, a tua máquina fotocopiadora, a tua televisão, a box da Tvcabo, o multibanco e os aviónicos dos F16 da força aérea e do Airbus A380 também... Para atirares uma pedra à Apple, terias de atirar a todos esses outros...

      Eliminar
  2. E o Android está aberto a quem quiser usá-lo para criar plataformas alternativas ás da Google. Exemplo de quem usa Android sem usar serviços Google é a Amazon que no mercado de tablets é provavelmente o maior player de Android (não sei se a Samsung está á frente deles).
    Além de que basta olhar para os smartphones da Samsung com as suas alternativas ao software da Google para perceber que a Google não bloqueia nada. Apenas requer que o seu software também esteja no bundle.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas a MS também não obriga ninguém a usar o IE... todos estão livres de usarem o browser que quiserem no Windows...

      Eliminar
    2. Exactamente.

      A intenção sempre foi o tentar que os utilizadores "lerdos" soubessem que tinham escolha e que não tinham de usar o que estava pre-instalado.

      Mas como é óbvio, isso vai QUASE dar ao mesmo porque esses mesmo utilizadores não faziam a mínima do que se estava a falar e porque é que haviam de usar outro.

      Nós entendidos da informática, achamos isso estúpido mas a realidade é que há tanta gente que o mexer num computador é tipo física teórica, há pessoas que mexem no facebook e pensam que é "A" Internet, outros que vão um pouco mais longe, para esses "A" Internet são duas coisas, o facebook e o Google, tudo o que pesquisam no google está dentro do google xD

      Eliminar
  3. Ao ser arquitectura IBM tens o hardware separado do software só isso!!!!!

    ResponderEliminar