2014/12/20

Como a NASA gravou a última partida da Lua


A missão Apollo 17 marcou a última presença do Homem na Lua, e as imagens da sua partida de regresso à Terra tornaram-se mundialmente conhecidas. Mas afinal... como é que a NASA gravou estas imagens?

Nesta sequência vemos um vídeo onde a câmara faz zoom-out e depois segue o módulo lunar enquanto este se eleva em direcção ao espaço, onde se encontraria com o módulo de comando para o regresso à Terra.

Obviamente, não se trata de nenhum cameraman que a NASA deixou ficar para trás na Lua (nem tão pouco de uma gravação filmada num estúdio, como diriam alguns fãs das teorias da conspiração). Estas imagens foram simplesmente gravadas por uma câmara de vídeo montada no rover lunar e que podia ser operada remotamente.

Inicialmente, a ideia era a de que a câmara fosse controlada remotamente pelos operadores na Terra, mas os segundos de atraso devidos à distância impediam que esse controlo tivesse a precisão suficiente para acompanhar o lançamento do módulo, pelo que a solução foi ter a sequência pré-programada, sendo apenas dado a ordem de início a partir da Terra.

Mas como se sabe... nem sempre as coisas correm bem. Na missão Apollo 15 o sistema não funcionou, deixando a câmara sempre apontada para o horizonte. Na missão Apollo 16 os astronautas deixaram o rover lunar demasiado perto do módulo, fazendo com que o movimento pré-programado não apanhasse o enquadramento planeado, com o módulo a desaparecer antes do previsto. Só na missão Apollo 17 (a última a ir à Lua) é que finalmente tudo bateu certo... e registaram-se estas icónicas imagens da nossa despedida.


7 comentários:

  1. E se perguntarmos ao kubrick???? e tambem aproveitamos e perguntamos como é que a bandeira dos USA consegue ondular ao vento estando na lua....;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Tem que me mostrar um video onde vê a bandeira ondular ao vendto, nas fotos poderá ver a essa mesma bandeira "encorrilhada", agora ondular, só mesmo nos mitos urbanos, onde a terra não é redonda, onde nenhum ser humano "pisou" a lua, o Big Foot existe, etc, etc, etc...!

      Eliminar
  2. O Peter é que sabe :) a história da lua tem muito que se lhe diga :) a nasa e hollywood são uma máquina de propaganda americana, basta ver o filme de interview, onde um presidente de outro país é assasinado, se fosse ao contrário era logo um pretexto para invadir a coreia :) desculpa Carlos não consegui resistir :)

    ResponderEliminar
  3. Podem sempre procurar vídeos que mostram como tecidos se comportam no vácuo - ou então simplesmente verem isto. :)

    ResponderEliminar
  4. Naquela época já tinha câmera de inclinação automático para filmar o módulo deixando a lua?

    ResponderEliminar