2014/12/20

Curiosity descobre moléculas orgânicas em Marte


A Curiosity é a mais avançada sonda alguma vez enviada para estudar outro planeta, e agora fez uma descoberta significativa: confirmou pela primeira vez a presença de moléculas orgânicas em Marte.

Contrariamente ao que algumas fontes noticiosas se apressaram a anunciar, não se trata de ter sido encontrada vida em Marte, nem tão pouco de que alguma vez esta lá tenha existido. Embora as moléculas orgânicas sejam os compostas básicos para a vida - tal como a conhecemos no nosso planeta - existem diversas reacções químicas que as podem gerar sem que isso esteja directamente relacionada com origem biológica.

Ainda assim, trata-se de uma descoberta significativa, e que torna mais provável as teorias que apontam para que Marte tenha acolhido vida no passado - ou até, quem sabe, ainda por lá exista sob a forma de micróbios e bactérias.

Uma coisa é certa, com esta descoberta de moléculas orgânicas em Marte, a comunidade científica ganha curiosidade redobrada para a missão planeada para 2020, com o objectivo de enviar uma nova sonda que possa recolher amostras das áreas consideradas mais interessantes e trazendo-as de regresso à Terra para análise mais pormenorizada.

1 comentário:

  1. E passaram apenas 3 anos. Quem sabe o que encontrarão no futuro, não esquecendo que diariamente são feitos progressos tecnológicos que poderão ajudar nessa tarefa.

    ResponderEliminar