2014/12/05

Discos SSD chegam aos 2PB de escritas


As preocupações sobre os ciclos limitados de escrita nas memórias flash usadas pelos SSD voltam a cair por terra, com mais um teste ultra-abusivo que revela que não há motivos para ter receios de usar um SSD em todo o tipo de situações, mesmo as mais intensivas.

Tal como nas baterias ainda existem muitos mitos sobre as melhores práticas para o seu recarregamento, também os SSD continuam ainda a ser assombrados pelo fantasma do número limitado de ciclos de escrita que as memórias Flash suportam. Será que ainda há motivos para ter receio da longevidade de um SSD, mesmo em uso intensivo?

Não é a primeira vez que se tentam levar SSDs ao limite, e esse mesmo teste de que já falamos anteriormente e em que os SSDs chegaram a 1PB de escritas continua, mês após mês, para ver até onde é que um disco SSD "comum" será capaz de chegar. É um teste que dificilmente encontrará paralelo com uma utilização doméstica normal, e desta vez, temos dois discos que atingiram o marco dos 2PB de dados escritos: o Samsung 840 Pro e o Kingston HyperX 3K.

Sim, estamos a falar de Petabytes, o equivalente a mil Terabytes (ou um milhão de Gigabytes). E terem aguentado 2PB de escritas é o equivalente a reescrevermos completamente um disco de 250GB  todos os dias durante 8000 dias (quase 22 anos.)

... Agora o teste continua, em direcção aos 3PB...

6 comentários:

  1. o meu samsung EVO vai agora fazer 1 ano, e vai com 7.08 TB escritos, e funciona perfeitamente

    ResponderEliminar
  2. Sim, estamos a falar de Petabytes, o equivalente a mil Gigabytes (ou um milhão de Terabytes).

    Creio que as unidades estão trocadas. De resto, bom trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estavam trocadas, e as contas também estava para 1PB em vez dos 2. Já está corrigido. :)

      Eliminar
  3. Tenho um Crucial_CT120M500SSD3 : 120.0 GB
    Power On Hours : 5059 hours (quase 7 meses)
    Power On Count : 121 count
    Host Writes : 2726 GB
    Wear Level Count : 212
    Health Status : Good (93 %)

    Tem o SO, programas de "sacanso" e passa varias semanas-a-fio ligado.
    Já deu para ver que teve uns quantos "soluços" mas está a portar-se muito bem. 7 meses a funcionar em 8 meses e pouco de uso.

    Recomendo vivamente!

    ResponderEliminar
  4. Alguém sabe porque é que, agora que os ssds já se tornam tão populares, os preços ainda são tão altos?
    3TB HDD custam praí uns 110€
    240GB SDD custam praí uns 110€

    São os materiais que ainda são caros? Os processos de fabrico? Ou estaremos naquela fase em que devido à popularidade dos ssd o custo já está mais baixo, mas as companhias estão a aproveitar-se ainda dos preços altos para lucrar o máximo possível?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se podem comparar os preços assim. Mas olha que o preço dos SSD já tem caído muito ao longo dos anos. Ainda me lembro quando um SSD de 250GB era coisa para mais de 500 euros. :)

      Eliminar