2014/12/09

Google disponibiliza Android Studio 1.0


Depois de anos de desenvolvimento, chega-nos finalmente a primeira versão estável do Android Studio, a plataforma de desenvolvimento para Android que poderá facilitar a vida a todos os que desejarem criar apps para esta plataforma.

Se é certo que nada detém alguém empenhado em criar um programa seja para que plataforma for, é também inegável que uma boa plataforma de desenvolvimento é capaz de atrair muitas mais pessoas. É esse um dos motivos porque muitas pessoas olham para o Visual Studio da Microsoft como referência; e agora com este Android Studio, o Google tenta aproximar-se um pouco desse conceito.


O Android Studio 1.0 está disponível para Windows, OS X e Linux, e disponibiliza um IDE (Integrated Development Environment) que pretende facilitar o processo de criação de apps para Android - aliás, este Android Studio passa a substituir o Eclipse como ferramenta oficial para desenvolvimento no Android.

O que podemos encontrar neste IDE: editor inteligente, com code completion, refactoring e análise; integração com GitHub; criação de apps para smartphones, tablets, smartwatches, TVs, Android Auto, e Google Glass; simulação de dispositivos de todos os tamanhos e resoluções; monitorização de recursos utilizados pelas apps; etc.


Estranhamente, não existe nenhuma versão "cloud based" que pudesse funcionar no Chrome OS; o que me parece uma grande falha, mas que esperamos ver corrigida no futuro - assim como talvez a aposta numa linguagem de programação mais moderna, ao estilo do que a Apple fez com o Swift (embora nesse aspecto o iOS precise mais disso devido ao seu arcaico Objective C, que o Android com o seu mais facilmente digerível Java.)

1 comentário:

  1. Quem quiser ver um curso online de programação para Android está aqui um curso da universdade de Maryland que parece bem feito:
    https://www.coursera.org/course/android
    https://class.coursera.org/android-001/lecture

    ResponderEliminar