2014/12/25

Google proíbe "testemunhos" de utilizadores nas descrições de apps no Google Play


Por muito simpático e liberal que se queira ser, e manter uma porta aberta para todos, inevitavelmente chega o dia em que se começa a ter que impor algumas regras. No caso do Google Play, essas regras passam agora a proibir a inclusão de "testemunhos" de utilizadores nas descrições das apps.

Não é preciso procurar muito para encontrar apps que usam e abusam desta técnica para se auto-promoverem. Muitas delas colocam estes testemunhos de utilizadores a dizer o quão "fantástica" é a app/jogo logo no início da descrição - como uma tentativa de convencer os indecisos a darem-lhe uma oportunidade (ou a investirem os euros pedidos). Só que é algo que irá desaparecer, pois o Google passou a proibir estes testemunhos na descrição das apps.

O Google diz que estes "testemunhos" são muitas vezes de origem bastante duvidosa, que são frequentemente usados para inserir deliberadamente na descrição termos de pesquisa sobre apps concorrentes, de modo a que surjam nos resultados quando alguém pesquisa por elas - algo proibido pela regras de utilização do Google Play. Segundo o Google, o local para os "testemunhos" é na secção de comentários dedicada aos utilizadores, e é aí que se deverão manter.

Não deixam de ter razão, embora por outro lado isto venha também estragar a vida aos developers que usavam estes testemunhos de forma honesta - já para não falar de que também irá afectar negativamente os sites de reviews de apps/jogos que muito gostam de ser citados neste tipo de coisa.

Por agora, a solução mais simples parece ser a inclusão destes "testemunhos" sobrepostos nos screenshots do jogo - uma vez que isso não tem influência no texto da descrição. Caso algum de vocês tenha apps publicadas no Google Play onde também citem utilizadores ou sites, será melhor reescreverem a descrição quanto antes.

6 comentários:

  1. Nos comentários ve-se o quanto as pessoas são cromas, há quem só os leia

    ResponderEliminar
  2. Deviam aplicar o mesmo a todo o tipo de sites, software e empresas.
    Comentários de terceiros para mim só contam quando escritos pelos próprios num espaço reservado para tal. O resto pode ser facilmente adulterado, logo, perde a validade. (Sim, estou a excluir a possibilidade do webmaster editar directamente os comentários no SQL)

    Recorda-me uma certa empresa que diz ter 400 mil clientes SÓ em Portugal. E no site, ena, tantos comentários de utilizadores felizes e contentes.
    Na verdade, basta uma rápida pesquisa no Google para encontrarmos centenas de queixas acerca dessa empresa. Até porque esta recorre a técnicas a roçar o ilegal para angariar clientela. Típico conto do vigário :)

    ResponderEliminar
  3. Se proibissem os comentários de brasileiros as avaliar as apps, isso é que era.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. +1

      Verdadeiras anedotas...! lol

      Eliminar
    2. +1
      Ver uma app a informar: Apenas em ingles, e depois um comentario a reclamar que nao gostou porque: "esta tudo em ingles"

      Eliminar
  4. Ou então:
    Vou instalar, se gostar dou 5 estrelas...
    E se estivessem sossegados não era melhor ?

    ResponderEliminar