O processo de reentrada na atmosfera de uma cápsula espacial é um dos mais exigentes durante toda uma missão, com a nave a ter que enfrentar temperaturas de milhares de graus, suficientes para derreter metal. Agora, temos um novo registo vídeo que nos mostra como tudo se passa, tal como se fossemos um astronauta a olhar pela janela da nova cápsula espacial Orion, no seu regresso
a Terra.
Durante muitos anos, custava-me perceber porque motivo o regresso de uma cápsula espacial à Terra não podia ser feito de forma suave, com um simples para-quedas. O infernal processo utilizado parecia-me completamente despropositado e arriscado... até finalmente perceber que, até ao momento em que exista ar suficientemente denso para que um para-quedas funcionasse, a velocidade que seria atingida seria de tal ordem que a fricção com a própria atmosfera já teria "derretido" o aventureiro.
A NASA aproveitou o voo de teste da Orion para registar como é assistir ao processo de reentrada através da sua janela.
São cerca de 10 minutos que, podemos dizer, seriam considerados dos mais radicais "divertimentos" em qualquer parte de diversões - e que nos mostram, sem margem para dúvidas, da violência que esta manobra representa e da necessidade das placas de protecção que resistem às temperaturas atingidas. A melhor descrição que me ocorre é a de que será o equivalente a estar a viajar numa bala... que viaja mais rápido que qualquer bala de uma arma terrestre!
Sou escritor e li a reportagem, é muito boa.
ResponderEliminarUm forte abraço.
https://twitter.com/renato_troia