2014/12/12
Navegação no Google Maps já indica a faixa de rodagem a seguir
Usar o Google Maps para conduzir até ao destino passa agora a contar com indicações bem úteis sobre a faixa de rodagem mais adequada ao trajecto planeado.
A indicação da faixa de rodagem durante a navegação é uma funcionalidade que muitos outros sistemas de navegação GPS já adicionaram há algum tempo, e é de particular utilidade para aquelas vias com com várias faixas onde se está sujeito a ser direccionado para outro local devido à divisão da estrada - e que poderá proporcionar algumas manobras perigosas de última hora para chegarem à faixa correcta.
Agora, a navegação no Google Maps passa também a indicar a faixa mais adequada para o trajecto pretendido, mas infelizmente é algo que ainda não está disponível em Portugal (por enquanto). Esta indicação das faixas fica disponível para Inglaterra, Irlanda, Alemanha, França, Itália e Espanha.
Esta informação da faixa de rodagem também é indicada nas instruções turn-by-turn por voz; e no caso de não terem o som activo (se estiverem a usar o vosso smartphone para ouvir música, por exemplo), é indicada na barra no topo dedicada ao próximo passo da navegação.
... Talvez seja apenas coincidência que isto chegue no momento em que o HERE Maps fica disponível para todos os Android, mas seja qual for o motivo, é sempre bom ver as empresas a melhorar os seus serviços. Agora é só esperar que isto também chegue rapidamente à navegação em Portugal (e em todos os outros países, que também merecem.)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Olá.
ResponderEliminarSabes como retirar a brasileira que vive dentro do meu iPhone e meter lá uma portuguesa a dar as indicações?
Já tentei tudo e não consigo.
Help please!!!!
O Google recomenda o patch 2.0 que tenta compatibilizar a app "esposa" com a voz brasileira da navegação.
EliminarTemos que esperar que com o patch 3.0 o Google se lembre que o português não é só do brasil.
;)
Não confundir vias de trânsito com faixa de rodagem...
ResponderEliminarUso muito o GMaps todos os dias para decidir os melhores trajectos para atravessar Lisboa com o minimo de transito, mas na descida de Monsanto a A5 tem umas 4 ou 5 faixas de rodagem em que 2 são para sair para a ponte e estas 2 faixas da direita costumam ter transito engarrafado, mas como não existia distinção de faixas de rodagem no GMaps, ele considerava que todas as faixas da A5 que estavam a vermelho e pode enganar os calculos do melhor trajecto sem transito, vamos ver se com esta melhoria já consegue fazer esta distinção.
ResponderEliminarEm relação à voz de navegação, por acaso tenho o interface do Android em Portugues de Portugal, mas defini a sintetese de voz em brasileiro e assim tenho a voz de navegação do Google Maps a dizer muito mais coisas (incluindo os nomes das ruas), mas infelizmente o texto que ele usa (internamente mas dá para ver até no GMaps via web) com indicações lidas em portugues falham em alguns pormenores como as saidas das rotundas, pois como o texto tem "saia na 1.ª saida em direcção a..." a voz da sra em brasileiro ouve-se "saia na 1" paragrafo e pausa só depois diz "saida em direção a..." que soa muito mal. Já enviei um bugreport mesmo no Maps pois se o texto gerado com as indicações tivesse "saia na 1ª saida" sem o ponto não devia acontecer este problema... nunca mais metem lá uma Sra a falar o nosso Portugues...nem que seja Açoreana ou Madeirense, sempre está mais perto deles :P