2014/12/12

Qualcomm revela o Snapdragon 810 e melhorias para 2015


Depois do Snapdragon 801 e 805, a Qualcomm vai mostrando o que o novo Snapdragon 810 tem para oferecer para os novos equipamentos de 2015. Aposta no streaming 4K, melhor qualidade de imagem e som, melhor desempenho e maior segurança, são algumas das áreas que irão ter novidades.


O Snapdragon 810 é SoC destinado aos equipamentos topo de gama em 2015, e deveremos ver smartphones e tablets equipados com este novo chip chegarem ao mercado na primeira metade do ano.

A Qualcomm quer dar maior destaque ao som que acompanha as gravações de vídeo, e apresenta-nos o Fluence Pro, um sistema de processamento digital de som que recorre aos 3 microfones para fazer um cancelamento de ruído mais inteligente e gravar o som apenas daquilo que se pretende: quer seja na frente do smartphone, ao lado, ou atrás. Para as chamadas em alta-voz poderá ser usado para apanhar apenas a voz do utilizador mesmo em ambientes ruidosos.



Para melhorar a qualidade de imagem das fotografias e vídeo a Qualcomm promete algo que muitos pensariam ser impossível enfiar num smartphone de espessura reduzida: zoom óptico. Este zoom, desenvolvido pela CorePhotonics  não recorre a uma lente motorizada, mas sim a dois sensores de imagem e duas lentes fixas independentes (uma grande angular e uma telefoto) e cujos resultados são processados de modo a criar um efeito "zoom" variável (3X para fotos, 5X para vídeos) com resultados de alta-qualidade

Algo que irá certamente ser dissecado em pormenor por todos os sites de fotografia...


A acompanhar as melhorias no vídeo, temos também streaming wireless de vídeo 4K usando a tecnologia Qualcomm 802.11ad para capacidades de até 6Gbps a curta distância na banda dos 60GHz. Do lado do televisor temos um pequeno dongle estilo Chromecast (talvez uma boa base para o Chromecast 2 do Google?) Será mais um pequeno passo para justificar o investimento num monitor ou televisor 4K... e dizer-se adeus ao Full HD.


Para manter os equipamentos em segurança, a Qualcomm incluiu o SafeSwitch no 810. Um sistema que permite bloquear remotamente o equipamento e - uma vez que é feito por hardware - ser completamente à prova de toda a tentativa de hacking. Refira-se que este "bloqueio" inutiliza permanentemente o dispositivo, não há recuperação possível, pelo que teremos que ver quem é que irá arriscar a activá-lo de origem (para não falar do risco de serem os próprios hackers a bloquear remotamente os smartphones de utilizadores insuspeitos...)

1 comentário:

  1. Excelentes notícias para quem passa o tempo todo a gravar vídeos!

    ResponderEliminar