2014/12/03

Novo ZX Spectrum Vega faz sucesso no Indiegogo

Não há melhor forma de garantir o sucesso de um projecto do que apelar as memórias nostálgicas dos "quarentões". E isso não poderia ser demonstrado de melhor forma do que pelo sucesso explosivo desta recriação de um dos mais míticos micro-computadores de todos os tempos: o venerável ZX Spectrum.

Este ZX Spectrum Vega é um projecto que tomou de assalto o Indiegogo, superando o objectivo em pouco mais de um dia, e esgotando rapidamente a produção da primeira série. Este computador mantém o mesmo formato do ZX Spectrum mas em tamanho bastante mais compacto, que lhe permite ser usado também como controlador. O ZX Spectrum VEGA liga-se directamente ao televisor e vem com cerca de 1000 jogos clássicos pré-instalados, mas podendo correr praticamente todos os jogos ZX Spectrum que quiserem usando um cartão de memória (e sem os atrasos do carregamento via cassete.)

O ZX Spectrum Vega tem um preço de £100 (cerca de 127 euros), mas como disse... já está esgotado. Se estiverem mesmo interessados neste revisitar nostálgico de uma máquina que nos entreteve por mais tempo do que qualquer pessoa gostará de admitir, a opção que resta é comprar o ebook sobre a criação deste projecto (£50) e que também dá direito a ficar na lista prioritária para o segundo lote que vier a ser produzido (e que manterá o preço de pré-lançamento de £100).

Por muito que eu seja fã do retrocomputing e dos emuladores, sou obrigado a confessar que por vezes é preferível manter as boas memórias que se tem... do que nos arriscarmos a enfrentar a dura realidade de que muitos dos jogos que se jogavam naquele tempo... são completamente assustadores se experimentados hoje em dia (felizmente há excepções, claro! :)


2 comentários:

  1. Erro grave, Carlos. Isso de "não mexer nas memórias, pq pode dar asneira"... Dou-te um exemplo.. eu, de vez em quando, ainda vou jogando, por exemplo, "Chukie Egg" e "Manic Miner" (graças a http://www.worldofspectrum.org/ ) e continuo a char grande jogos.. é certo que os graficos são como são.. não se pode comparar, mas a jogabiliade... está lá!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há jogos e jogos. Eu refiro-me a alguns de que tinha memórias de que aquilo tinha uma velocidade "alucinante"... e na verdade aquilo corre praí a 1 ou 2fps (leia-se: injogável/intragável! :)

      Eliminar