2014/12/03

O desolador panorama da falta de avanços nas baterias


Baterias. O componente crítico indispensável para todo o tipo de equipamentos electrónicos portáteis que têm que funcionar sem estarem permanentemente ligados a um cabo eléctrico - mas que ao contrário de tudo o resto, parecem estar continuamente paradas no tempo e não acompanham as necessidades tecnológicas.

As baterias têm evoluído nas últimas décadas, e hoje, graças às baterias de lítio, já não temos que nos preocupar com coisas como o efeito de memória do NiCd (embora continuem a persistir muitos mitos sobre a sua correcta utilização). Mas mesmo assim, as melhorias trazidas pelas baterias de lítio são praticamente nulas face aos avanços que o resto da electrónica tem tido, e o mais preocupante é que parece não haver esperança que alguma revolução altere este panorama em breve.

Muitas são as notícias e promessas de novas baterias revolucionárias que vão surgindo de forma regular. Mas os anos passam, e passam, e passam... e nada de novo surge no mercado. A única coisa a que tivemos direito mais recentemente foram sistemas que prometem tempos de carregamento mais curtos.

Se é certo que não podemos comparar um actual smartphone (que se aguenta 1 ou 2 dias) com um telemóvel com mais de uma década que tinha autonomia para 1 ou 2 semanas, não podemos ignorar que o que torna possível ter um "super-computador" no bolso actualmente não são baterias melhores, mas sim componentes electrónicos muito mais eficientes, acompanhados de software que também está optimizado para poupar a máxima energia sempre que possível (no recente Lollipop até temos um modo especial de super-poupança de energia, que demonstra bem como essa tarefa está unicamente centrada sobre o lado "oposto" ao da bateria propriamente dita.)


Resta-nos esperar que, como em todas as grandes revoluções, a mesma surja sem ser anunciada, e nos leve para uma nova era em que a preocupação de garantir que um smartphone chegue com carga até ao final do dia passe a ser uma coisa do "antigamente".

9 comentários:

  1. Esse tempo tarda em não chegar....A malta quer é pixeis e resoluções overkill....
    Sejamos sinceros acima de 400 e poucos ppi já não se consegue distinguir...só mesmo se for side by side...e mesmo assim não é fácil. para não falar no impacto na perfomance dos SOCS que estas resoluções 2K têm

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, eu diria mesmo que a partir dos 300dpi já pouca diferença faz, mas interessa é encher o olho com números fabulosos

      Eliminar
    2. Eu de momento tenho um Note 4 e dei o Note 3 à esposa, e onde noto diferencas é nas letras, e consegue-se "bem" ver a diferenca. De resto näo noto impacto na bateria (o meu Note 4 é a versäo Exynos 8-Core 64-bit), se bem que diria que o Note 3 dura "qualquer coisa mais". Duram ambos uns 2.5 - 3 dias.

      Acho que a malta näo quer pixeis, o Marketing esse sim

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Not so Fast!
    http://www.panasonic-eneloop.eu/home.html

    ResponderEliminar
  4. O problema das baterias / Hardware tem haver com a duracao da bateria em plena utilizacao, que até hoje é curta, e deveria permitir com uma utilizacao media 1 semana.

    ResponderEliminar
  5. O problema das baterias vai muito para além dos smartphones.
    Todos os equipamentos electrónicos, sejam eles smartphones, portáteis, maquinas fotográficas/camcorder, etc padecem do lobby das petrolíferas. A partir do momento em que as baterias dêem o dito "salto" para a frente, os países que controlam o petróleo perdem muito poder, e isso não lhes interessa.
    Entretanto, anda um mundo inteiro a sofrer as consequências de ter baterias ineficientes em tudo o que é produto por causa da algo que é completamente alheio a esse mesmo produto.
    E ainda padecemos da poluição inerente aos combustíveis fósseis...uma vergonha é o que é, dinheiro acima de tudo.

    ResponderEliminar
  6. Não ha baterias melhores porque simplesmente, não é facil, não é as petrolifereas nada, é mesmo porque é dificil, quem resolver este problema ganha uma fortuna absurda, as aplicações de baterias mais baratas e com maior densidade são gigantescas, e não é só para samrtphones. Comparar com os preogressos na ares do silicio é um bocadinho ridiculo porque não é a mesma coisa, o silicio não teve nenhuma lateração de monta continua a ser a mesma tecnologia de base. No caso das baterias é toda uma area nova que tem de ser inventada...e depois industrializada. Se fosse fácil podem ter a certeza que ja estava feito, uma patente sobre uma bateria com 2/3 vezes a densidade das actuais a preço semelhante valeria UMA FORTUNA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o Pinheiro. As teorias da conspiração do petróleo não têm nada que ver com isto, até porque as petrolíferas têm todo o interesse no aumento do consumo de electricidade, visto que boa parte dela é produzida com... petróleo!

      Eliminar