2014/12/22

Ouve tudo o que alguma vez disseste ao Google


No outro dia relembrei como o histórico da nossa localização guardado pelo Google nos pode ser útil, o que poderão não saber é que o Google também tem "escutas" de tudo o que alguma vez lhe dissemos.

O Google tem promovido a utilização por voz, com cada vez mais funcionalidades que podem ser acedidas através do reconhecimento de voz iniciado com o famoso "Ok Google". Quando se activa essa funcionalidade provavelmente passam à frente todos os termos de serviço, entre os quais se inclui a indicação de que tudo o que dissermos irá ser guardado e utilizado para melhorar o serviço. E como é habitual no Google, quando guardam dados sobre os utilizadores... disponibilizam-nos aos próprios para que eles possam vê-los - ou neste caso ouvi-los.

Sim, tal como o Google tem um histórico da nossa localização, também tem um histórico de todas as pesquisas por voz que alguma vez fizemos: https://history.google.com/history/audio

Talvez nunca tenham dado uso a esta funcionalidade, e esteja completamente vazia; talvez a usem regularmente e esteja cheia de entradas (que poderão apagar, se assim desejarem). No meu caso, dá-se  o caso curioso de lá pelo meio ter vários segundos de conversas que foram gravadas indevidamente devido à detecção incorrecta do Ok Google.  Para quem tiver um Nexus 5 ou mais recente, ou alguns Motorola, este reconhecimento de voz pode ser feito mesmo com o ecrã bloqueado (ou até em modo standby, com o ecrã desligado) - o que faz com que qualquer conversa com amigos sobre o Google dê facilmente origem a detecções que ficaram registadas neste histórico.

O Google já sabe por onde andamos; já sabe o que pesquisamos e porque páginas navegamos; e agora até sabe a nossa voz e o que dizemos. Eu não quero parecer demasiado paranóico mas... já imaginaram o potencial para abuso de tudo isto?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)