2014/12/04

Portugal na vanguarda das redes mesh para distribuição de internet nos veículos


Quem viaja nos nossos autocarros já se pode ligar à Internet usando o WiFi gratuito que é disponibilizado. O que poderão não saber é que isso é possível graças a tecnologia desenvolvida por uma startup portuguesa chamada Veniam, e que tem atraído a atenção de grandes investidores estrangeiros.

Quando se quer ter acesso móvel à internet, a opção mais natural seria recorrer a hotspots móveis com 3G/4G. Só que, como todos nós sabemos, isso obrigaria a pagar pelo serviço de cada um deles, e que multiplicado por centenas ou milhares de veículos (autocarros, táxis, etc.) representaria uma pequena (ou grande) fortuna. Outra solução, seria criar uma rede WiFi gigante que cobrisse toda uma cidade - mas também isso poderia ter custos proibitivo, para além de que a conectividade WiFi não está propriamente preparada para andar a saltar entre hotspots de forma ininterrupta.

A Veniam propõe uma solução mais engenhosa. Em vez de recorrer a ligações celulares independentes para cada veículo, cada um destes "hotspots móveis" pode também comunicar directamente com outros hotspots noutros veículos, criando uma rede "mesh" que se adapta continuamente e que é capaz de optar pelo método mais eficiente de comunicação.


Quer isto dizer que um veículo que em determinado momento esteja demasiado longe de uma rede WiFi, poderá continuar a aceder-lhe usando um outro veículo que esteja mais próximo dela como "repetidor".  Garantindo-se um número suficiente de veículos com estes sistemas, é possível ter uma cobertura bastante robusta de toda uma área metropolitana, com custos de operação bastante mais reduzidos do que se dependesse exclusivamente em ligações 3G/4G. Mas claro que os benefícios não são apenas "internet gratuita" para os munícipes. Com este sistema, municípios e empresas podem ter informação em tempo real das suas frotas de veículos, e recolher todo um conjunto de dados que poderão usar para efeitos de gestão e optimização dos seus serviços.


Depois de ter trazido internet gratuita aos portuenses nos autocarros da STCP, a Veniam prepara-se agora para levar a sua tecnologia para o outro lado do Atlântico, com várias cidades norte-americanas interessadas nesta tecnologia.... nascida em Portugal.


3 comentários:

  1. Fantástico!

    Gostei da notícia.
    Que seja bem desenvolvida e se espalhe por Portugal e pelo mundo.

    ResponderEliminar
  2. Já li sobre o assunto mas é algo que ainda me escapa um pouco. A ideia é criar links entre dois os mais routers, certo? E a ideia é no raio de acção desses dois routers conseguir usar a rede, por exemplo no meu telemóvel? A que ISP me estou a ligar? Ao router que tiver mais sinal? Se sim, isso não é igual a ter uma rede bridge?

    Caso quisesse ir para a frente, eu sei que na Moita e Marinha Grande já existe qualquer coisa, como é que num sitio sem redes mesh (que eu saiba...) podia iniciar, só convencendo mais alguém certo?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma rede "bridge"... mas onde os nós da rede estão em constante movimento, e que por isso obriga a que seja automaticamente reconfigurável em tempo real.

      Eliminar