2014/12/04

Ultrasons permitem criar objectos tácteis virtuais


Muitos se tem evoluído a nível da criação de objectos 3D nos ecrãs de computadores, e até de ecrãs holográficos. Mas pondo de lado as demoradas impressões 3D, ainda não há muita coisa que nos permita "sentir" um objecto virtual - algo que agora poderá mudar graças aos ultrasons.

Já tem havido várias tentativas de criar uma experiência táctil "no ar", usando-se coisas como jactos de ar direccionados; mas este novo sistema de ultrasons parece ser bastante mais eficaz e capaz. Usando ultrasons cuidadosamente direccionados, este sistema consegue criar todo o tipo de formas virtuais que poderão ser "sentidas" pelo utilizador.

É uma tecnologia experimental que abre todo um novo horizonte em termos de interfaces e interacção. Imagine-se isto combinado com óculos de realidade virtual, permitindo sentir todo o tipo de objectos que forem criados digitalmente - e até modelados em tempo real, ao estilo de peças LEGO que movimentamos, ou a modelação de um pedaço de "barro digital".

Agora é só esperar que a tecnologia possa rapidamente passar à fase comercial - e inspirar novos projectos e formas de interacção com as máquinas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)