2014/12/25

Sony deixou fazer downloads gratuitos do The Interview (por engano)


Com toda a polémica em torno do filme The Interview e do mega-hack à Sony, dissemos que a melhor resposta seria disponibilizar o filme gratuitamente para todos. O que não esperávamos é que a Sony o fizesse... obviamente, por engano.

Depois do cancelamento da estreia perante a ameaça de ataques terroristas (e do próprio presidente Obama ter vindo a público dizer que não se deveriam ceder a ameaças) a Sony lá disponibilizou o filme para um grupo reduzido de cinemas e também em diversos serviços online.

E foi precisamente no seu próprio serviço de filmes online - Kernel - que a Sony voltou a meter água: disponibilizando um link aos clientes que podia ser partilhado publicamente sem qualquer restrição, fazendo com que amigos (e todo o mundo) pudesse usar esse mesmo link para ver o filme sem pagar. Melhor ainda, gravar o filme era algo tão simples quanto carregar com o botão direito do rato e fazer "save as"! (Mas considerando que se trata de uma empresa que guardava as passwords em folhas de cálculo com nomes como passwords22.xls não será algo inesperado...)

... Não que a ausência destes erros caricatos mudasse fosse o que fosse: o The Interview já se tornou no filme mais pirateado deste Natal, com centenas de milhares de pessoas a descarregarem-no dos sites piratas, para ver se afinal o filme merece realmente toda esta polémica e tentativa de silenciamento.



2 comentários:

  1. A Sony por acaso não estará interessada em abrir vagas para administradores de sistemas competentes?!?!?!?!??!? :) :) :)
    (e que tenham sempre a segurança em 1º lugar)

    ResponderEliminar
  2. E uns CCIE Security também não era mau :)

    ResponderEliminar