2014/12/16

Uber chega ao Porto


Depois de ter chegado a Lisboa no passado mês de Julho, o popular (e também polémico) Uber chega agora ao Porto.

O Uber é um serviço de "táxis" vocacionado para a era digital, onde é possível fazer um pedido de um carro a partir de uma app, indicar o destino, e ter o pagamento automaticamente tratado sem complicações. Mas o facto de operar fora do "círculo" dos serviços de Táxis tradicionais tem originado várias ondas de contestação; em parte devido a uma das modalidades que permite que qualquer condutor se possa candidatar a tornar "taxista" (uma modalidade que não irá estar disponível em Portugal, segundo a Uber).

Na sua chegada ao Porto, o serviço que temos disponível é o Uber X, uma modalidade mais económica face ao Uber Black estreado em Lisboa, e que troca os carros de gama alta por carros de gama média, mas que também permite uma redução no preço das viagens.


Em vez da tarifa mínima de 8 euros do Uber Black, aqui temos uma tarifa mínima de apenas 2.50 euros; com um preço base de 1 euros, a que acrescem 0,10 euros por minuto e 0,65 euros por quilómetro. (Os motoristas recebem 80% do valor, que é automaticamente debitado no cartão de crédito dos utilizadores sem necessidade de transacções "no veículo".)

A cobertura no Porto cobre toda a zona englobada pela VCI, estendo-se até Matosinhos e a Foz (no Porto) e também toda a parte envolvida pela continuação da VCI do lado de Gaia.

Como sempre, nada como experimentarem o serviço para verem se ficam fãs... e para isso nada melhor que usarem o nosso link de referência, que vos dará 10€ de crédito para as viagens iniciais.

6 comentários:

  1. Também existe a Easy Taxi (http://www.easytaxi.com/), mas não está disponível em Portugal, o que é uma pena!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E há outras. Lyft, por exemplo. Também ainda não opera em Portugal.

      Eliminar
  2. Este tipo de serviço tem que estar submetido às mesmas regras das restantes empresas de transportes de passageiros, designadamente exigência de carteira profissional de motorista, revisões em dia, etc. Se assim não for é concorrência desleal. Por outro lado nada impede as companhias tradicionais de táxis de lançarem apps semelhantes. Aliás, se não estão a fazê-lo já deviam estar a trabalhar afincadamente nisso!

    ResponderEliminar
  3. Isso é o argumento de quem esteve sempre num mercado sem concorrência seria... comparativamente aos preços de táxis em Lisboa fica mais barato usar um Uberx, não tem taxas de levares malas, chamadas sem ser na praça etc.

    ResponderEliminar
  4. Estou à espera que chegue a mais cidades em Portugal. Nomeadamente Coimbra e Leiria ... as estações de taxis bem podiam fazer um serviço semelhante - mas nunca com a mesma pinta :/

    ResponderEliminar
  5. Aqui no Luxemburgo existe algo parecido - http://www.webtaxi.lu/

    ResponderEliminar