2015/01/23

Alcatel OneTouch Boom Band [contacto]

A Alcatel lançou recentemente uma pulseira para monitorização da actividade física: a Alcatel OneTouch Boom Band. O nosso Luis Correia decidiu experimentá-la... mas rapidamente arranjou forma de passar o trabalho a outra "vítima". ;)

A Alcatel OneTouch Boom Band é uma pulseira de monitorização de actividade que se vem juntar a um conjunto crescente de ofertas neste segmento, e que tem atraído cada vez mais utilizadores desejosos de controlar não só o seu desempenho físico mas também o seu dia-a-dia.


Extremamente leve e prática, utiliza uma fila de 5 leds e um pequeno motor para vibração que em conjunto dão o feedback ao utilizador, e recorre a uma ligação Bluetooth 4.0 (low energy) para transmissão de dados e outras funcionalidades, dando uma autonomia testada de mais de 4 dias. Podemos mudar o modo da pulseira com vários toques na mesma, por exemplo passar de modo diurno para modo nocturno.




Para registo dos dados, devem instalar a aplicação disponível na Google Play Store "Alcatel OneTouch BoomBand Life". Ao associar a banda ao telefone, podemos ir vendo o progresso do nosso exercício diário, bem como a monitorização do sono.

Não sendo eu um rapaz propriamente dado a fazer "demasiado exercício", aproveitei o lançamento em Portugal e experimentar andar uns dias com uma e ver que tipo de resultados é que consigo obter. Entretanto, lembrei-me de recrutar uma "cobaia" - a minha amiga Célia Ventura - que já está mais habituada a usar este tipo de equipamentos, e pedi-lhe que andasse com ela uma semana e desse a sua opinião mais formada sobre o assunto.

Passo-lhe a palavra:



Uso este tipo de equipamento há cerca de ano e meio, com o objectivo de monitorizar a minha actividade física e eventualmente estimular-me a mexer mais. Quanto a esta BoomBand da Alcatel, como vantagens temos o estilo minimalista, devido à sua reduzida dimensão e espessura, ter vibração, despertador e o preço. Como desvantagens, a ausência de app para iOS, e uma app para Android que também se revela bastante básica. A alteração entre modo não é prática (especialmente quando se está a acordar!) e a análise do sono não divide o sono leve do profundo e não detecta quando acordamos ou nos levantamos durante a noite.

Durante o teste a esta band foi utilizada outra pulseira em simultâneo, estando as duas sujeitas ao mesmos tipo de movimentos para comparar valores. 

A Boom band contabilizou sempre muitos mais passos que a outra, relativamente à qual já tenho alguma confiança (em dias de menor actividade chegou a duplicar).


BoomBand vs Withing
Conclusão: É simpática, fácil de usar e para quem não teve outra é uma boa opção, tendo sempre em atenção que os valores registados são muito inflacionados.


Os valores que eu vi durante a minha utilização foram certamente inflacionados, principalmente quando comparados com os que obtenho do Google Fit. No entanto há uma certa razão, a pulseira mexe-se ao usar o teclado, enquanto o smartphone está quieto em cima da mesa.

Isso e o facto de eu saber que essencialmente não me mexo :)

Em conversa com a Célia, ela também refere que aplaudir durante um concerto também "dá passos". Pormenores que afectarão em maior ou menor grau todas as braceletes deste tipo, e que só em utilização continuada poderemos ir detectando.


Podem encontrar esta pulseira à venda na FNAC e na loja online da MEO com um preço recomendado de 39.90€


5 comentários:

  1. nao encontro a venda, ja está disponivel?

    ResponderEliminar
  2. Comprei uma Mi Band da Xiomi e é fantástica :)
    Separa os sonos e revela ate quando acordamos a meio da noite!!
    Como é lógico há sempre erros no calculo dos passos, mas estou bastante feliz :)
    E custa metade :) 20 e poucos euros e entregue em casa em 10 dias :)

    ResponderEliminar
  3. Diogo onde encomendaste?

    ResponderEliminar
  4. Diogo onde encomendaste?

    ResponderEliminar
  5. No site deles, o http://www.xiaomishop.com/
    Usei a empresa de correios alema para a entrega.
    E uso a App do Forum Portugues da Xiaomi, mas na play há em ingles :)

    ResponderEliminar