2015/01/05

Câmaras de 720º invadem o CES


Se pensavam que as câmaras de 360º já eram um mercado de nicho, o que dizer destas Allie 720 que prometem imagens verdadeiramente panorâmicas em todas as direcções?

Não se pense que este fabricante descobriu um método revolucionário para conseguir captar imagens. As câmaras de 360º existentes limitam-se a captar imagens "surround" num só plano ou hemisfério; e o que estas Allie 720 fazem é simplesmente duplicar o sistema, com duas câmaras com lentes grande angular de modo a captar 360º do que se passar à sua frente e também atrás.

Depois, usando-se o seu leitor, é possível olhar-se para onde se quiser durante a reprodução do vídeo - uma funcionalidade que irá certamente tornar-se bastante mais atractiva (e procurada) quando os óculos de realidade virtual chegarem em força ao mercado - algo que se espera que aconteça com a chegada dos Oculus Rift, e que por agora vai sendo feito de forma mais tímida e experimental com coisas como os Gear VR da Samsung.

Mas, se já temos smartphones que fazem gravações simultâneas com as câmaras traseiras e frontais... parece-me que um dia destes também teremos smartphones capazes de gravações "a 720º".

2 comentários:

  1. E por falar em "Gear VR da Samsung"... será que vale a pena comprar ??? A minha duvida é se a qualidade de imagem compensa e se dá para ver filmes 3D com a mesma ou quase qualidade de uma tv 3D... tenho medo que seja como DK2. Já tentei perceber isto no fórum do Oculus mas ai existe um grande tabu sobre este assunto. E será que Gear VR da Samsung já se pode comprar na Europa ? E quando chegará a Portugal ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, também fico com curiosidade... mas receio que ainda "não esteja no ponto".
      Eventualmente, com ecrãs 4K talvez já se tenham ppi suficientes para ter uma imagem decente à frente dos olhos (ou então esperar que aquela empresa misteriosa tenha conseguido resolver o assunto com tecnologia lightfield.)

      Eliminar