2015/01/25

Moog relança os seus sintetizadores modulares 42 anos depois


A Moog é um nome que dispensa apresentações no campo dos sintetizadores, e numa altura em que já celebra mais de meio-século de existência, faz renascer alguns dos seus modelos mais icónicos: os sintetizadores modulares de grande formato System 55, System 35, e Model 15.

Estes três sistemas foram criados em 1973, numa altura em que os sintetizadores eram instrumentos "da moda" pelas sonoridades completamente novas e originais que permitiam produzir.

Este regresso às origens não é apenas uma manobra de marketing que tenta usar a fama conseguida por estes modelos e aplicá-la a novas versões digitais. Cada um destes "novos" modelos será feito seguindo todas as especificações originais e os mesmos processos e técnicas de fabrico que eram usados em 1973: incluindo a sua montagem e soldadura dos componentes à mão.

Isto também significa que teremos séries ultra-limitadas. Serão feitos 55 unidades do System 55 (custando 35 mil dólares cada um); 35 unidades do System 35 (a 22 mil dólares cada); e 150 unidades do Model 15 (a 10 mil dólares.) Quantidades (e preços) que farão com que a maioria dos apreciadores vá continuar a ter que se contentar com as simulações digitais destas máquinas...

1 comentário: