2015/01/25

Robot ATLAS recebe melhoramentos e já dispensa cabo de energia


Os robots humanóides podem estar ainda bastante longe da graciosidade e capacidade de um ser humano, mas isso não impede que melhorem de dia para dia, como demonstrado pelo popular ATLAS da Boston Dynamics (que agora pertence ao Google).

O ATLAS recebeu um vasto conjunto de melhoramentos para enfrentar a próxima competição Robotics Challenge da DARPA em Junho, com 75% dos seus componentes a terem sido redesenhados para serem mais rápidos e eficientes (só as pernas e pés permanecem inalterados) - incluindo a capacidade de funcionar de forma completamente autónoma usando uma mochila com bateria, e que assim dispensa as complicações de ter um cabo agarrado.

O robot também "emagreceu", o que será uma vantagem para as provas em que for necessário entrar em espaços reduzidos. Outra melhoria que será do agrado de todos os que estiverem por perto deste robot, graças a novas bombas hidráulicas, este novo ATLAS é bastante mais silencioso que o anterior, permitindo estar próximo dele sem que se tenha que usar equipamento de protecção auditiva (sim, parece que o anterior fazia mesmo desse tipo de barulho! :)

A avançar assim de ano para ano... quem arrisca como possa ser um ATLAS daqui por uma década?

2 comentários:

  1. Devia ser já contratem mais cientistas

    ResponderEliminar
  2. 2050 é a meta proposta pelos aficionados pela robótica, para construírem um equipa capaz de jogar futebol contra humanos (objectivo traçado há cerca de 10 anos...)

    ResponderEliminar