2015/01/13

MSI já vai mostrando o que vale o USB 3.1


Enquanto a maioria das pessoas ainda permanece no mundo do USB 2.0 e de vez em quando lá tem oportunidade de experimentar as vantagens do mais veloz USB 3.0, algumas marcas já vão preparando o caminho para o que se segue: USB 3.1 com velocidades de até 10Gbps.

Suportando velocidades até 10Gbps o USB 3.1 permitirá o dobro da velocidade do USB 3.0, e poderá fornecer até 100W de energia - suficiente para manter todo o tipo de equipamentos em funcionamento, de monitores a computadores completos (assim como recarregar smartphones e tablets em alta-velocidade). Mas para que isso aconteça ainda muito terá que ser feito... e como bem sabemos pelo ritmo de adopção de todas as versões USB anteriores, são coisas que levam anos.

Também como bem sabemos, lá por um sistema permitir velocidades elevadas não quer dizer que os periféricos as suportem - como podemos ver pelos dispositivos USB 3.0 actuais cujas velocidades estão longe dos 5Gbps teóricos que permite (e temos até muitos dispositivos USB 2.0 que nunca se aproximaram dos 480Mbps disponíveis).

A melhor parte será mesmo a chegada das fichas USB type-C reversíveis, embora também aí ainda haja algumas preocupações sobre a sua resistência física quando sujeita ao uso (e abuso) a que serão sujeitas no dia a dia. Esperemos que não se venha a tornar num calcanhar de Aquiles que estrague tudo aquilo de bom que se esperaria ter com esta evolução.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)