2015/01/12

A SPA e a hipocrisia de "ser Charlie"


O ataque terrorista em França despoletou uma onda de solidariedade mundial com o semanário Charlie Hebdo e a liberdade de expressão... Mas como sempre, é também um caso onde não faltam intervenientes que se tentam associar a tais valores sem qualquer moralidade para tal, como infelizmente é o caso da SPA.

Como muitas outras associações, a SPA não deixou passar este incidente em claro, tendo feito um comunicado no seu site onde "condena o atentado terrorista no Charlie Hebdo e exige a punição dos criminosos e inimigos da liberdade de expressão".

Ora... não poderia ser mais caricato que a SPA esteja tão revoltada contra os inimigos da liberdade de expressão, ao ponto de exigir a sua punição - quando ela própria não tem qualquer problema em silenciar e eliminar todo o tipo de comentários que acha "indesejáveis" na sua página do Facebook.


Pior ainda, estas manobras de silenciamento da SPA não se limitam a ser de comentários eliminados no Facebook. O caso é ainda mais gritante (e inadmissível) ao assumirem a forma de pressões e ameaças de bastidores, para calar toda e qualquer voz que comece a ser demasiado incomodativa. O tipo de atitude onde não temos balas a causar massacre, mas cujo propósito é precisamente o mesmo.

Por isso, cara SPA, não adianta envergar a camisola de "serem Charlie", pois não há imagens nem textos que sirvam para fazer esquecer que, na realidade, também vocês não hesitam em recorrer a tácticas de terror para silenciar aqueles que expressam uma opinião contrária à vossa. E mais triste fico por ver que ainda existam autores que, por desconhecimento ou consciente ausência de alternativas, queiram ver o seu nome associado a tal entidade.

10 comentários:

  1. Se os orgãos sociais são os da foto não acredito que o problema se mantenha por muitos e longos anos!!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devem andar a recruta-los em centro de terceira idade, LOL
      Trata-se claramente de pessoas que se julgam prejudicadas com os downloads pirata e não querem admitir que vendem pouco porque pouca gente está interessada no que eles vendem. Só reconheço ai a Ana Zanatti (porque li há dias uma entrevista dela num jornal) e pelo que percebi essa senhora é apenas mais uma sombra do passado... parece que fez alguns filmes, foi cantora, apresentadora de tv e escreveu alguns livros... e queixou-se bastante na entrevista concluindo que "o mundo mudou de mais e hoje em dia as pessoas preferem só as coisas fáceis e efémeras"... que é o mesmo que dizer que ela já está morta! Enfim, o problema dessas pessoas é não serem capazes de continuarem a evoluir sempre e ficarem paradas no tempo (delas). DEve ser por isso que lhes convém tanto acreditarem que a culpa é dos downloads pirata!

      Eliminar
    2. Se eles souberem o que é um teclado e rato já fico feliz.
      Não quero estar a generalizar que os velhos não pescam nada disto, mas ESSES não percebem de NADA a não ser chular euros ao povo!

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Os bons morrem jovens! Já dizia o poeta..

      Eliminar
  2. SPA para mim é isto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Spa-Francorchamps

    ResponderEliminar
  3. Carlos, isso é mais uma dica de post do que um comentário:
    http://notepad-plus-plus.org/news/notepad-6.7.4-je-suis-charlie-edition.html
    Atualiza a sua versão do notepad++ e veja a mensagem que se "auo-redige" quando você o abre pela primeira vez. Achei a iniciativa válida mas confesso que levei um susto achando se tratar de vírus.

    ResponderEliminar