2015/01/02

Páginas web continuam a crescer de ano para ano

As páginas web continuam a crescer, e no início de 2015 o tamanho médio de cada página na internet aproxima-se dos 2MB, com as imagens a serem responsáveis por mais de metade desse valor.

O tamanho das páginas web está directamente relacionado com o tempo que a mesma irá demorar a ser carregada completamente e este aumento de 15% (de 1701KB para 1953KB) vem revelar que afinal a tendência para o design "responsivo" e adaptativo não se está a fazer notar no tamanho final das mesmas.


Segundo os dados do HTTP Archive, que analisa cerca de 500 mil páginas dos sites mais populares da web, este crescimento deveu-se em grande parte ao do número/tamanho das imagens, mas não deixará de ser curioso que percentualmente o maior culpado tenha sido o CSS (24%). Do lado oposto temos o Flash, que sofreu uma redução de 13% - e que foi o único elemento a ser menos usado do que no ano anterior.

Embora muito se possa fazer por tornar as páginas mais eficientes a nível de CSS e Javascript, a verdade é que as imagens é que são as grandes culpadas, representando mais de 63% do peso total de uma página. Um factor que infelizmente não me surpreende, pois diariamente continuo a deparar-me com as coisas absurdas do costume, como imagens PNG de vários megabytes que poderiam facilmente ser substituídas por um JPEG com uma centena de kilobytes; e isto falando de sites de tecnologia que tinham o dever de saber o que fazem (para não dizer terem ferramentas automatizadas que evitassem estes erros de escolha de formatos de imagem).

Vamos lá ver quanto mais as páginas irão crescer no final de 2015...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)