2015/01/15

Wavelength permite a partilha de filmes (pelas regras dos estúdios)


Os estúdios muito gostam de combater a "partilha" de filmes na internet, mas agora surge um serviço que tira partido das condições de utilização do sistema UltraViolet, para tornar possível o empréstimo de filmes digitais entre grupos amigos.

Desta vez os estúdios não terão grandes possibilidades de reclamar, pois tudo é feito segundo as suas próprias regras. O Wavelength.io tira partido da sistema UltraViolet, que permite que um filme comprado possa também ser acedido em versão digital via streaming e, mais importante, partilhado com até 6 pessoas.

A ideia é permitir que outros membros da família possam ter acesso ao filme, mas nada impede que essas 6 pessoas sejam "quaisquer outras" - que é precisamente  o que este wavelength faz, abrindo a nossa colecção de filmes a um maior grupo de amigos e tornando-se no verdadeiro equivalente de "empresta-me aquele filme que compraste".

Aliás, como se pode fazer o streaming para até 3 dispositivos em simultâneo até acaba por ser mais vantajoso do que emprestar uma cópia física - para além de que assim não temos que nos preocupar com os "esquecimentos" das devoluções, ou se riscam o DVD ou Bluray. Mas, já se está a imaginar que os estúdios não apreciem este tipo de empréstimos, e em breve surjam novas condições mais restritivas para impedir este tipo de utilização. (Como bem sabemos pelo exemplo da nossa própria SPA, por eles o objectivo seria ter que se pagar sempre que se visse e ouvisse algo, mesmo que se tenha comprado esse conteúdo).

Actualização: não demorou muito, o serviço já optou por suspender a actividade.



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)