A Hadopi é a entidade francesa encarregada de proteger os direitos de autor na internet, e que tem promovido todo o tipo de medidas para punir os "piratas", incluindo o corte do acesso à internet. Caricatamente, torna-se também num exemplo de como ignora aquilo que tanto diz defender... no seu próprio logotipo, onde usa um tipo de letra que foi pirateado.
Para a maioria das pessoas, os tipos de letra são algo a que se dá pouca atenção, mas para quem se dedica a essa área toda e cada letra é uma "obra de arte" cheia de minuciosos detalhes que dão a identidade à "font".
Actualização: a notícia já é de 2010... (bem que tinha ficado com uma sensação de déjà vú...)
Na
Claro que, aquilo que para os outros seria merecedor de linchamento público, para a Hadopi foi desculpado como tendo sido apenas um "erro de manipulação", e tendo dado origem a uma correcção de emergência usando tipos de letra idênticos mas que pudessem ser licenciados. Agora só falta saber se a novela se vai ficar por aqui ou se terá "continuação", pois embora a France Telecom/Orange tenha dito que não iriam levar o assunto para os tribunais, o criador do tipo de letra - Jean-François Porchez - ainda o poderá vir a fazer.
Uma vez mais, parece ficar demonstrado que a suposta defesa dos direitos de autor por estas entidades acaba por ser algo mais do tipo "façam o que eu digo e não liguem ao que eu faço".
Ou viste uma notícia antiga, ou já é a segunda vez que a HADOPI faz este "erro".
ResponderEliminar2010... De facto, não é atual, mas demonstra bem os telhados de vidro deste tipo de "entidades".
ResponderEliminaré o que dá não olhar pras datas... uffff. :(
ResponderEliminarAcontece aos melhores ;)
Eliminar