2015/02/04

Adware ao ataque em apps do Google Play com milhões de utilizadores


Com centenas de milhões de utilizadores, as lojas de apps são hoje em dia uma das formas mais apetecíveis para distribuir malware - e agora foi descoberto um adware em várias apps do Google Play, incluindo uma que tem milhões de utilizadores.

Este "adware" é um malware que tem um comportamento idêntico aos dos computadores desktop infectados, fazendo surgir alertas popup que tentam induzir o utilizador em erro e o redireccionam para sites onde poderá fazer o download de malware "a sério" disfarçado de actualizações do sistema ou apps que melhoram o desempenho do sistema.

Foi encontrado no jogo Durak, que contam com 5-10 milhões de downloads, assim como outras apps de menor volume. Como é frequente nestas situações, o "bicho" tenta passar despercebido, adiando a apresentação dos popups durante algumas semanas, e só aparecendo depois de um reboot, de modo a que pareça não ter qualquer relação com a app que instalaram.

Não deixa de ser curioso que muitas pessoas fugiram dos desktops para os smartphones e tablets como forma de escaparem a este tipo de problemas... mas os problemas insistem em perseguir os utilizadores para onde quer que eles tentem fugir. :)


3 comentários:

  1. A melhor formar é detectar que apps estão a lançar notificações com a ajuda de outras apps, como estas:
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.airpush.optoutapp
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.brosmike.airpushdetector

    Assim sempre que vem uma notificação sabemos qual a app e podemos desinstalar se assim o quisermos

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Parece que a Google já fez algo sobre o assunto

    http://www.zdnet.com/article/google-pulls-three-stealthy-adware-filled-apps-from-play-store/

    ResponderEliminar