2015/02/23

Android Lollipop deixa-te ligar a lanterna e WiFi por voz

Quem tem um smartphone Android certamente já terá brincado com alguns comandos de voz, ou até usando-os de forma regular (embora para tirar total partido disso, tenha que falar em inglês). Para quem já tiver a mais recente versão - o Android Lollipop - pode também usar a voz para ligar e desligar o WiFi, Bluetooth e até o modo de lanterna.

Quer isto dizer que em vez de terem que pegar no smartphone, puxar os a zona de notificações com dois dedos (ou puxá-la para baixo duas vezes) para terem acesso a estas operações, poderão simplesmente dizer "Ok Google" (assumindo que têm a detecção por voz activada) seguido de "Turn on/off WiFi/Bluetooth/Flashlight".

Para além da operação ser feita de forma imediata e com confirmação por voz do que foi feito, têm também acesso imediato a um botão que permite ligar/desligar o parâmetro em questão, e podendo saltar para a página dos settings respectivos (no caso do WiFi e Bluetooth).

Por agora estes parecem ser os únicos ajustes possíveis de fazer directamente por voz, sendo que coisas como o Airplane Mode ou luminosidade continuam a ter que ser ajustados da forma tradicional (embora se possa argumentar que estes serão provavelmente as três funcionalidades usadas mais frequentemente.).

Como nota final, em equipamentos como o Nexus 6, os comandos de voz podem estar sempre activos mesmo quando o equipamento está em standby; no caso do Nexus 5 isso só acontece quando temos o ecrã ligado ou o equipamento ligado ao carregador.


... Só é pena a taxa de disseminação do Lollipop ainda ser tão baixa... senão iria ter muita piada entrar numa sala de cinema já semi-escurecida, e dizer em alto e bom som: "Ok Google! Turn on flashlight!" :)

1 comentário:

  1. sinceramente acho que uma pessoa leva mais tempo a falar e aquilo ligar do que puxar a notification tray e clicar...Estes assistentes de voz só mesmo a Motorola é que o faz bem

    ResponderEliminar