2015/02/27

Chrome prestes a ter "modo de leitura"


Alguns browsers já implementam funções que "limpam" os sites e apresentam apenas o conteúdo de forma simplificada; e também o Chrome se prepara para ter isso com o seu modo "destilado" que por agora está disponível apenas de forma experimental.

São cada vez mais os sites que obrigam os leitores a ter que espreitar pequenas secções de conteúdo em páginas minadas de publicidade e outros elementos de distracção. Estes modos de leitura permitem que o browser faça desaparecer tudo isso e apresentar unicamente o conteúdo desejado, facilitando a leitura dos artigos, e estão também prestes a chegar ao Chrome.

O modo de leitura do Chrome é baseado no projecto open-source DOM Distiller do Chromium, e pode ser activado usando a flag --enable-dom-distiller ao lançar o programa, e que adicionará a função "Distill page" ao menu. Nas versões mobile, será necessário dar um salto à flag em chrome://flags#enable-reader-mode-toolbar-icon, activá-la, e relançar a app; surgindo um novo icon do "Reader Mode" nas páginas onde for possível aplicá-lo.

Já estou a imaginar que, caso estes modos se comecem a tornar muito utilizados pelos visitantes, lá começarão os sites a ter que inventar novas formas de injectar publicidade no meio dos conteúdos.

1 comentário:

  1. É uma das coisas que mais gosto do feedly e do navegador da asus, ambos Android, é terem esta opção!

    ResponderEliminar