2015/02/27

Vestido azul/preto que parece branco/dourado causa polémica na internet


A internet por vezes deixa-se contagiar por coisas curiosas; e um dos casos mais recentes tem a ver com um vestido que originou uma acesa discussão sobre qual seria a sua cor verdadeira, uma vez que alguns utilizadores o viam como preto e azul, e outros como branco e dourado.

Para quem viu e afirmou a pés juntos que o vestido era branco e dourado, lamento informar que na realidade o vestido é efectivamente preto e azul - mas não se preocupaem, porque a "culpa" não é vossa, e deve-se a uma combinação de várias circunstâncias que contribuem para isso.

[A cor "A" e "B" é a mesma... acreditem ou não! ;]

Lembram-se daquela fantástica ilusão de óptica onde se viam duas cores como sendo "branca" e "preta", mas que na realidade eram precisamente a mesma cor? Isso serve para explicar em parte como o nosso cérebro pode facilmente ser iludido em função dos pontos de referência que temos na imagem.

No caso deste vestido trata-se de algo semelhante, mas criado pela exposição e "white balance" da foto (que não são os mais correctos), e complementado pelo facto dos monitores de muitos utilizadores também não ajudar para o caso. A maioria das pessoas assume que os seus ecrã reproduzem fielmente as cores... mas há monitores e monitores, e muitos deles causam enormes variações de cor dependendo do ângulo de visualização. Neste caso do vestido, cria precisamente o efeito de uma foto em preto e azul poder ficar praticamente invertida e parecer branca e dourada, como demonstrado no clip que se segue.

Moral da história: comprem dispositivos com ecrãs LCD IPS (ou OLED)! :)

9 comentários:

  1. Uma coisa é a cor do vestido, outra é a cor da fotografia do vestido. Outra ainda é a cor que aparece nos monitores... A verdadeira cor do vestido só quem estava no local é que sabe, e mesmo assim depende da iluminação.

    ResponderEliminar
  2. Os ecrãs e ângulos não explicam completamente, há também uma forte componente subjectiva.
    Como é que eu sei? No meu local de trabalho fizemos o teste vendo a mesma imagem no mesmo ecrã visto do mesmo ângulo: um de nós via branco e dourado, o outro azul e preto, e outros dois azul e dourado, e nenhum de nós consegue perceber como é possível que os outros vejam outras cores que não aquelas que vemos :D

    ResponderEliminar
  3. Tenho um ecrã IPS no meu smartphone e só conseguia ver branco e dourado.
    Acho que também tem muito a ver com a porcaria de máquina que foi usada para tirar a foto. :D

    ResponderEliminar
  4. Cada um vê as mesmas coisas de uma maneira única, assim como também ouve as mesmas coisas de uma maneira única, ou cheira, ou toca ou saboreia. Tem a ver com o nosso cérebro e com a forma como ele interpreta as coisas. Depende das nossas características físicas e também das nossas experiências culturais, que vão moldando essa interpretação. Resumindo, cada um vê as coisas à sua maneira. E ainda bem. Se fosse tudo igual era uma chatice...

    ResponderEliminar
  5. A questão aqui é que nós damos muita importância à visão como sendo o nosso sentido mais fiável, do qual mais dependemos, quando na verdade é dos mais fáceis de "enganar", seja por ilusões de óptica acidentais ou intencionais.

    ResponderEliminar
  6. Numa exibição tradicional de cinema a 24 frames/s, se trocarmos uma das frames por outra imagem qualquer, a grande maioria das pessoas não vai sequer notar, quanto mais ver a imagem (exemplo: fight club). No audio, por exemplo é preciso ir além do milésimo de segundo para conseguir disfarçar uma alteração instantânea. A visão é o nosso sentido mais fácil de enganar.

    ResponderEliminar
  7. E tudo se resolvia se soubessem tirar fotografias ou não seguissem pessoas inúteis. Notícias para encher chouriços!!

    ResponderEliminar
  8. O que é que ângulos ou o ecrã tem a ver com a historia do vestido?

    No vine as cores não mudam... muda apenas o brilho e o contraste. Consegue-se o mesmo efeito com o photoshop que é o que está à vista no inicio do artigo.

    Num grupo de outras 6 pessoas e eu, todas a ver essa imagem nas mesmas circunstancias (mesma iluminação e mesmo ecrã do telemóvel) mais de metade viu a imagem a branco e dourado.
    Até depois procurando objectos para comparar ao lado do ecrã uns insistiam que a imagem tinha cor idêntica à do objeto enquanto os outros ficavam boquiabertos.

    Independentemente da maquina que tirou a foto, do ecrã onde se vê a foto, a questão é que pessoas diferentes a ver a imagem nas mesmas condições, vêem cores diferentes.

    ResponderEliminar