2015/02/16

Google encerra os Helpouts


O cemitério de serviços abandonados pelo Google é extenso, e vai agora contar com mais um serviço: o Google Helpouts será encerrado no próximo dia 20 de Abril.

O Helpouts era um serviço engraçado, que permitia usar os Hangouts como sistema para dar explicações, lições, e tudo o mais que pudesse ser feito remotamente via vídeo... pago ao minuto ou por sessão. A ideia era interessante, e angariou alguns utilizadores dedicados que certamente terão ido buscar bons rendimentos a este serviço. Infelizmente o Google diz que o serviço não cresceu ao ritmo que era esperado, e por isso será encerrado.

Um factor que terá contribuído de forma decisiva para isto terá sido as mudanças que obrigaram ao pagamento dos serviços digitais com o IVA do país de destino, e que fizeram com que os utilizadores na Europa já não pudessem criar Helpouts pagos - o que terá sido o prego final a contribuir para esta decisão.

Não será difícil imaginar que, por poucos que fossem, quem estivesse a usar os Helpouts regularmente irá ficar bastante frustrado com este encerramento - embora, como sempre, o encerramento de um serviço se torne na oportunidade para que outros ocupem o seu lugar. Infelizmente, isso obriga a "mudanças"... e todos sabemos que a maioria das pessoas não aprecia muito isso, especialmente quando isso é feito por obrigação e não de forma voluntária.

... Mas é o risco que se corre sempre que se usa todo e qualquer serviço online, qualquer que seja. No caso das startups está-se sujeito que sejam comprados por uma empresa maior e o seu serviço seja encerrado e integrado noutro que poderá não ser do nosso interesse; no caso das empresas grandes (como aqui acontece) pode dar-se o caso de que decidam que o serviço não é suficientemente grande para atrair a sua atenção... ou que as burocracias envolvidas a nível dos pagamentos, nem sequer o justifiquem.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)