2013/11/06

Google Helpouts - Hangouts a pagar


Eu sempre disse que os hangouts iriam ser uma autêntica arma secreta do Google, e que não era possível antever todo o tipo de coisas que viria a tornar possíveis. Agora, o Google dá mais um passo nesse caminho, permitindo que as pessoas utilizem os hangouts para ganhar dinheiro, com os Helpouts.



Se alguma vez já recorreram aos hangouts para explicarem a um amigo como é que ele poderia resolver um problema remotamente, aqui trata-se precisamente da mesma coisa... só que podem receber dinheiro por isso. O objectivo é criar um repositório de especialistas sobre diversos temas: computadores, artes, saúde, educação, etc. e depois permitir que qualquer pessoa em qualquer parte do mundo vos contacte para uma sessão em directo onde poderão dar uso ao vosso conhecimento para a auxiliar.

Os preços são definidos por cada "especialista", que podem optar entre duas modalidades: preço fixo por sessão, ou preço por minuto - ou ambos, deixando a escolha a cargo do "cliente" - podendo ir de lições de música gratuitas, a sessões de poucos cêntimos ou dólares por minuto... e também outras a preços de quase 10€ por minuto! Para evitar que estes Helpouts se tornem num negócio fraudulento, o Google recomenda que activem a opção que grava a sessão para que posteriormente possa ser verificada em caso de queixa.

... No fundo, trata-se de aplicar o mesmo conceito que tem sido bastante popular na área do "entretenimento para adultos" para coisas socialmente mais aceitáveis - e quanto a mim, parece-me uma aposta ganhadora! E vocês, que dizem?

4 comentários:

  1. A amazon incluiu no seu mais recente tablet (não me lembro do nome exacto) uma funcionalidade chamada "mayday" que pela publicidade na TV é precisamente isto....uma chamada de video para suporte. Não sei no entanto se é um serviço pago ou incluído no suporte por se adquirido o tablet.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Serviços de assistência pagos há muitos, a diferença deste helpouts é dar a possibilidade a qualquer pessoa de serem elas a dar a "assistência" e receberem por isso - ao género de freelancing.

      Eliminar
  2. a palavra direCto não está correta, a nova escrita elimina as letras não pronunciadas, então o correto é DIRETO. #Sugestão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente por cá não há a obrigatoriedade de aderir ao novo (des)acordo ortográfico. Talvez com o tempo o venha a fazer... ou talvez não. :)

      Eliminar