2015/02/26

Google lança o Android for Work


Se hoje em dia são cada vez mais as preocupações que qualquer utilizador, a nível pessoal, tem com a sua segurança, facilmente se percebe que se devem exigir requisitos muito mais exigentes para uso profissional. Agora, o Google lança finalmente a sua ofensiva Android para o mercado profissional, com o Android for Work.

A Android for Work  já tinha sido discutido no último Google IO, mas só agora o Google decidiu que estava pronto para ser lançado.

Com este sistema, utilizadores e empresas podem ter confiança de que todos os aspectos relacionados com "trabalho" são tratados de forma segura e com gestão centralizada - e de forma completamente independente daquilo que mais tiverem nos seus smartphones para uso pessoal.

Os utilizadores do Android for Work terão acesso a um conjunto de apps "for Work" que trabalham num perfil isolado e que garante a segurança dos dados. Quando acederem à internet num Chrome for Work ou ao Google Docs, poderão estar tranquilos de que isso estará a ser feito de forma segura - mesmo usando o mesmo smartphone no qual têm todo o tipo apps instaladas.

Para dispositivos com versões mais antigas, será necessário instalar a app do Android for Work, que disponibiliza o acesso a estes serviços seguros; no caso de um Android com Lollipop, isso já está incluindo no próprios sistema, não sendo necessário nada extra. Para além do Google já incluir um conjunto de apps "básicas" (email, contactos calendários, etc.), está também disponível uma loja de apps Google Play for Work, que permite que as empresas façam uma gestão centralizada das apps a distribuir entre os seus funcionários.


... Uma medida que irá certamente agradar a todas as empresas que estivessem à espera de "algo" para se libertarem dos Blackberrys que ainda mantinham... ;P

3 comentários:

  1. Não percebi. Porque aplicam simplesmente as definições de segurança também nas app "pessoais"? Eu, "pessoalmente", também quero ter a melhor segurança. Isto parece mais marketing que outra coisa. Se tenho um produto A e outro A+ para a mesma função, poderia ter todos os produtos a A+, as funcionalidades estão já estão implementadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As tuas apps pessoais já têm a "segurança" que tiverem. Mas para uso profissional muitas vezes tens que usar VPNs, gestão centralizada, regras especiais, etc. etc.

      Eliminar
    2. A questão da segurança aqui tipicamente é a responsabilidade da gestão. As apps que estão sob alçada empresarial estão com os dados codificados com chave da empresa, e o admin da empresa é que pode por exemplo apagar remotamente a cache da app de email do teu dispositivo se lhe apetecer, ou ainda apagar os documentos da empresa armazenados no dispositivo.

      Eliminar