2015/02/02

Google Now começa a apresentar cartões informativos de outras apps

Depois de se limitar a apresentar informações com origem nos serviços do Google, o Google Now prepara-se para começar a apresentar muitas mais informações... vindas de apps de terceiros.

O Google Now foi uma grande aposta do Google, e aos poucos vai conquistando cada vez mais utilizadores - particularmente no Android, onde estas informações estão sempre disponíveis à distância de um gesto. Mas já era previsível que este sistema, que tenta disponibilizar-nos todo o tipo de informação útil de forma completamente automática, tentando prever as nossas necessidades, iria necessitar de se expandir para além dos serviços do Google.

Agora, o Google Now passa a contar com mais algumas dezenas de cartões informativos, vindos de apps que tenham instaladas no vosso smartphone Android.

O Google abriu o acesso ao Google Now a mais de 30 apps, como o Airbnb, Lyft, Pandora, Ebay, Kayak, Waze, entre outras. Acesso que permite que essas apps apresentem informação que se espera ser de utilidade para o utilizador, nos locais e momentos adequados. Algo que será curioso de avaliar como se concretizará na realidade, para evitar cair na mesma situação da "overdose" de notificações, que em muitos casos já as torna completamente irrelevantes.

Claro que, tal como nas notificações, também aqui são os utilizadores que continuam a ter a última palavra, podendo optar por não dar acesso a determinadas apps ao Google Now. Agora temos que esperar para ver se os developers sabem tirar partido desta funcionalidade da melhor forma.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)