2015/02/02

São cada vez mais as apps "nunca vistas" na App Store


O sonho de lançar uma app de sucesso é algo que continua a alimentar as esperanças de muitos developers, mas a fria realidade é a de que a grande maioria das apps nunca sequer chega a ser vista pelos utilizadores. E segundo um novo relatório... é uma situação que está a ser cada vez mais frequente.

Uma empresa de estatísticas de apps revelou que 83% das apps na App Store são "zombies" - apps que nunca surgiram em qualquer uma das tabelas do top 300 de apps de diversas categorias apresentadas pela Apple. Quer isto dizer que são apps que só poderão ser descobertas pelos utilizadores caso procurem explicitamente por elas (ou através de sites que as refiram ou publicitem).

É uma situação complicada, pois a grande maioria dos utilizadores, quando precisa de alguma app, irá frequentemente espreitar a secção respectiva na App Store, e optará quase seguramente por uma das apps mais populares que lhe for apresentada. Será muito difícil que se prolongue para lá das primeiras 10 ou 20 posições... e praticamente impossível que se aventure a explorar algo que nem sequer conste dessa lista.

Para piorar a situação, o número crescente de apps faz com que isto vá piorando de ano para ano. No ano passado tínhamos 74% de apps "zombie", que agora subiram para 83%. Pelo que, mais que nunca, é fundamental que o processo de lançamento de uma app seja acompanhado por uma campanha de promoção que dê visibilidade suficiente à app e consiga fazer com que ela entre nestas tabelas... Caso contrário, arriscam-se a ter investido tempo e esforço na criação de uma app que nunca ninguém irá descobrir no meio de todas as outras.


Se querem fazer uma app que tenha boas hipótese de ser vista... a categoria de "Weather" é a que se torna mais apetecível, com apenas 50% de apps zombie.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)