2015/02/04

NEST "paga-se" em menos de 2 anos


Os termóstatos Nest vieram demonstrar como é possível pegar numa peça "básica" tradicional e dar-lhe inteligência acrescida; e agora tentam cativar aqueles que se mantêm afastados devido ao seu preço "elevado", mostrando que o mesmo pode pagar-se em menos de dois anos com as poupanças que permite fazer.

Não há nada que seja mais do agrado das pessoas do que poupar dinheiro; mas isso muitas vezes entra em conflito com a necessidade de um maior investimento inicial. Por vezes é complicado justificar a compra de uma lâmpada LED de 10 ou 20 euros, quando se pode comprar outra "tradicional" por uma fracção desse valor; mas o que deverá importar é em quanto tempo se recupera o investimento.

No caso do Nest, recorrem não a um, nem dois, mas sim três estudos, onde fica demonstrado que as poupanças de 10-12% nos custos de aquecimento e de 15% no arrefecimento permitem recuperar cerca de 140 dólares por ano, o que significa que o Nest recupera o seu preço de 249 dólares em menos de dois anos.

Com os custos crescentes da energia, será o tipo de contas que se torna obrigatório fazer, pois mais vale gastar 200 ou 300 euros de uma só vez e poupar milhares ao fim de alguns anos; do que tentar poupar esse valor e ir gastando centenas e mais centenas, que se vão "evaporando" ao longo dos anos. Enquanto não temos o Nest disponível oficialmente em Portugal, a solução passa por comprar a versão UK (Nest na Amazon UK por cerca de 235 euros.)

4 comentários:

  1. Será que compensa em países como o nosso?

    Eu ligo o aquecimento central 2 ou 3 meses por ano, 5 ou 6h por dia e apenas nos 15º... Já me aquece as divisões que pretendo.

    É fácil trocar pelo controlador "normal"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por cá não temos a "mentalidade" de ter a casa sempre à temperatura ideal, como acontece noutros países; e isso reflecte-se em muitas vezes passarmos mais frio cá, do que um finlandês na sua terra natal com temperaturas negativas. :)

      Para quem quiser o conforto de ter a casa sempre "no ponto", sem dúvida que compensa um sistema destes. Nalguns casos, já tens sistemas de ar condicionado (que para o nosso país será o mais recomendável) que suportam integração directa com o NEST; nos outros casos, aquilo pode simular um termóstato normal (só que com a sua inteligência acrescida.)

      Eliminar
  2. Penso que com os AC ainda deve compensar, agora só com aquecimento central deve ser desperdício!

    Mas agora com a "moda" do autoconsumo, acho que era uma solução interessante juntar o Nest com uns quantos AC

    ResponderEliminar
  3. Penso que com os AC ainda deve compensar, agora só com aquecimento central deve ser desperdício!

    Mas agora com a "moda" do autoconsumo, acho que era uma solução interessante juntar o Nest com uns quantos AC

    ResponderEliminar