2015/02/25

Notícias do Dia

novo Pebble Time já vai a caminho dos 9 milhões de dólares no Kickstarter (e ainda vamos nas primeiras 24h); a Uber está a oferecer sushi gratuito ao almoço em Lisboa e no Porto; os emojis com diversidade racial já estão a ser acusados de racismo; a MS vai remover o suporte para o Google Talk e FB Messenger no Outlook.com; e um programa que pode determinar por onde andas acedendo apenas ao nível de bateria do teu smartphone.


E enquanto nos vamos aproximando do nosso meeting mensal deste mês (já este sábado), não se esqueçam de participar no passatempo do gadget desta semana: um GPS tracker que vos permite saber sempre a localização do que quiserem.


Samsung Galaxy S6 curvo custará mais de 1000 euros?


Estamos a poucos dias da apresentação novo Galaxy S6(?) da Samsung, e começam a surgir rumores sobre os preços deste novo topo de gama - que não são nada simpáticos para as carteiras dos potenciais interessados. Aparentemente, o Galaxy S6 com o ecrã curvo sobre as bordas laterais terá um preço que poderá chegar aos 1049 euros para a versão de 128 GB - que o torna mais caro que o mais caro iPhone 6 Plus da Apple (e este modelo estará também sujeito a disponibilidade muito limitada na fase de lançamento).

Mesmo para os modelos com ecrãs convencionais, a coisa está complicada: com preços previstos de 749, 849 e 949 euros para os modelos de 32/64/128GB.

Acham que há hipótese da Samsung replicar o sucesso dos iPhone 6 com modelos modelos nesta gama de preços, quando a menos de metade do preço temos modelos como o OnePlus One, LG G3, e outros?


Google expande programa de recompensas Pwnium a todo o ano


O tema da segurança digital é importante demais para ser restringida a um evento anual, e por isso o Google vai expandir o seu programa de recompensas por vulnerabilidades Pwnium a todo o ano. Isto evita que os investigadores tenham que esperar meses para revelar as suas descobertas no evento (e ganharem as recompensas)... e também faz com que deixe de haver um tecto máximo para as mesmas. Em vez do limite fixo que se tinha no evento, agora todos têm oportunidade por receber por cada vulnerabilidade que descobrirem.


AMD promete consumos ultra-reduzidos com novos chips "Carrizo"


Não podendo competir em potência pura com os chips da Intel, a AMD optou há alguns anos por se focar noutro aspecto que tem vindo a adquirir igual (ou até maior) importância: a eficiência. A eficiência energética é algo que interessa tanto aos utilizadores finais (portáteis que tenham autonomia mais extensa, por exemplo), como a quem mantém data centerns milhares de servidores e onde interessa maximizar o processamento vs energia consumida. Agora, a AMD anuncia os seus novos APU "Carrizo" que prometem desempenho melhorado gastando menos 40% de energia.

Vamos ver no que isso se reflecte nos produtos reais quando chegar ao mercado...


Firmware é o novo alvo de eleição para ataques


Em tempos, formatar e reinstalar um sistema operativo garantia que o mesmo ficasse livre de toda e qualquer "infecção" - hoje em dia já não se pode ter a certeza disso, pois tornou-se realidade algo que antes era considerado apenas como uma possibilidade remota: infectar o firmware de componentes que temos nos nossos sistemas. Um programa malicioso que se instale num disco rígido, teclado, ou na BIOS da própria motherboard, será praticamente impossível de detectar e limpar, e resistirá até a uma reinstalação do sistema ou arranque de um live CD com um sistema operativo "limpo".

Como consequência, passará a ser exigido que os fabricantes passem a recorrer a medidas de segurança acrescidas para evitar este tipo de riscos... embora se saiba que será sempre impossível garantir uma segurança a 100% (como se pode ver pelos programas super-protegidos que ano após ano continuam a ser crackados, ou os milhões gastos em sistemas de protecção em consolas, BluRays, e tudo o mais... e que também não conseguem resistir às "piratarias".)


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)