2015/02/02

Novo Raspberry Pi 2 chega com suporte para Windows 10

O pequeno e popular Raspberry Pi tem permitido a criação de milhões de projectos pelo mundo fora, mas as suas capacidades já começavam a deixar a desejar face a sistemas mais recentes. Agora, temos um novo Raspberry Pi mais potente e capaz... e que até será capaz de correr Windows 10.

Este novo Raspberry Pi 2 vem agora equipado com um CPU quad-core (Cortex-A7) a 900MHz que deverá proporcionar um desempenho cerca de 6x superior e 1GB de RAM. Trata-se do novo BCM2836 da Broadcom, que vem substituir o BCM2835 (single-core, ARM11, a 700Mhz), mas que para além do novo CPU melhorado mantém todas as características anteriores, facilitando o processo de transição. A nível de layout, o novo Raspberry Pi 2 mantém um formato idêntico ao Model B+, também facilitando as actualizações para este novo sistema, que mantém o preço inalterado de 35 dólares.

Ainda assim, sabendo-se que muitos projectos dependem dos Raspberry Pi originais, continuarão a estar disponíveis os modelos originais do Model B e B+... enquanto houver procura por eles (pelo preço normal).

Com este Pi 2 e um chip que já suporta software para ARMv7, abre-se todo um novo mundo de possibilidades sobre os sistemas que se podem usar, incluindo o Debian normal (em vez da versão "limitada" Raspbian para ARMv6), e até o Snappy Ubuntu Core. Mas talvez mais inesperado seja a chegada do Windows 10 para o Raspberry Pi 2  e de forma gratuita.


Esta será uma versão do Windows 10 concebida para este tipo de dispositivos e para a "Internet of Things", que vem substituir o anterior programa do Windows Embedded - mas ainda assim mostra bem o interesse da Microsoft em tentar apanhar este apetecível mercado dos dispositivos que tradicionalmente recorrem ao Linux, e que durante os próximo anos irá aumentar de forma explosiva.


Por agora, poderemos esperar um Raspberry Pi que tornará bem mais agradável a utilização do XBMC! :)

11 comentários:

  1. Será que o Pi 2 vai ter capacidade de reprodução de videos 4K?

    ResponderEliminar
  2. Onde comprar um menino destes a bom preço, alguém sabe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagino que muito rapidamente fique disponível no nosso parceiro do Clube AadM+, a Inmotion. :)

      Eliminar
    2. Too late! Acabei de fazer uma daquelas compras por impulso aqui http://pt.rs-online.com/web/p/processor-microcontroller-development-kits/8326274/
      E por apenas 35.58€ :D

      Eliminar
    3. Eu também.
      Por 35eur+1 café... Não dava como resistir.
      Nestas ocasiões lembro-me sempre que já 40 mil escudos por um leitor de cd's... São 200 euros!

      Eliminar
    4. Na inmotion está caríssimo! E na RS esse preço é sem iva! Depois vão pagá-lo posteriormente. Eu comprei na Clickplus.pt, e comparado com a RS a diferença vai ser de 1 eurito.. e sinceramente, pela diferença prefiro comprar por cá, não vá ter que o mandar para garantia ou assim.. agora é só esperar que saia o windows10 para lá pôr!! :D

      Eliminar
    5. Hum... como é que está "caríssimo" na Inmotion, quando estamos a falar de cerca de 50 cêntimos de diferença para a clickplus? :)

      E isto sem contabilizar os 10% de desconto que tens na Inmotion para os membros do Clube AadM+, que "arruma logo" o negócio.

      Eliminar
    6. Bem, na Clickplus paguei 39.90 já com iva, na Inmotion o preço é 35.95+iva=44.22, portanto acho que querias dizer quase 5€ e não 50 cêntimos xD

      Eliminar
    7. Esquece... ainda estava a usar o IVA "do século passado"! :)

      De qq forma... com o desconto de 10% desaparece a diferença. Ehehe

      Eliminar
    8. ehehe é verdade, mas como não sou membro do clube.. o importante é ficarmos todos bem servidos! ;) bem que podiam por a click nessa lista que compro lá bastantes coisas e podia ser vantajoso pra mim aderir ao clube :p

      Eliminar
  3. A comprar será na Inmotion.pt e com desconto para membros do Clube AadM
    ;-)

    ResponderEliminar