2015/02/16

Novos operadores MVNO apostam no WiFi e deixam o 3G/4G como backup


Como podem os pequenos operadores virtuais, competir com os grandes operadores que lhes "emprestam" a sua rede? Para o FreedomPop - e potencialmente o novo serviço de telemóvel do Google - a resposta é simples: apostar no WiFi e usar o 3G/4G apenas como backup.

A maioria das nossas cidades já está coberta por milhares de rede WiFi, e estes operadores optam por usar estas redes WiFi como forma principal de estarem ligados e fazerem chamadas - incluindo a capacidade de transitarem de umas para outras de forma transparente e sem interrupções, tal como acontece com as ligações celulares. (Embora não cheguem a ser uma rede mesh como a que temos por cá.)

Deixem estes serviços crescerem mais um bocado, e já vamos ver os operadores a reformularem a sua oferta e tarifários no que diz respeito ao consumo de dados (se bem que por cá, alguns já "oferecem" internet ilimitada nos seus hotspots - embora o processo de ligação aos mesmos continue a ser tudo menos "automático", e é aí que está o pequeno grande detalhe que pode fazer toda a diferença.)

... E isto sem metermos os eventuais serviços de internet via satélite, ou balão, ou via drones voadores, ao barulho... que depois é que as coisas se começarão a complicar. :)


(O que não invalida que os "gigantes" também tentem negociar directamente com os operadores para disponibilizar dados gratuitos para os seus utilizadores.)

11 comentários:

  1. "embora o processo de ligação aos mesmos continue a ser tudo menos "automático""

    Não entendo esta afirmação quando existem Apps para fazer o login automático como a MEO Wifi. A app do MEO, em comparação com a da Fon, é melhor no ponto em que dá preferência a redes privadas, isto é, quando, por exemplo, estamos em casa esta seja a rede que será conectada.

    A app do MEO Wifi, e todas as Apps de logins automáticos que existiam, com a entrada do Lollipop ficaram coxas. Só funcionam se tivermos os Dados desligados, devido à nova maneira que o 5.0 detecta conectividade da rede Wifi. Se não consegue conectar-se à primeira aos serviços da Google, então todo o tráfego passa a ir para os Dados. Espero que a versão 5.1 que deverá sair no próximo mês, se não antes, corrija esta falha e deixe a App escolher que conectividade quer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para uma app cuja função é ligar automaticamente a uma rede, pede demasiadas permissões, mas vindo do operador que vem não me admira...

      Eliminar
    2. Chegaste sequer a comparar as permissões da App da Nos que pede para saber a tua localização, histórico de aplicações, navegação e marcadores, entre outras mais básicas.

      Eliminar
    3. Diogo, até me referia mais à questão do "roaming" entre diferentes redes WiFi sem que causasse interrupção nas ligações (ou até transitando do WiFi para 4G e de regresso ao WiFi, sempre sem falhas)... esse é que será o ponto mais complicado - digo eu. :)

      Eliminar
    4. Com o Lollipop, desde que tenhas redes Wifi privadas ou abertas sem password com login web, deverás conseguir transitar sem falhas visto que é o Android que gera que ligação usas automaticamente. Já experimentaste com o Lollipop?

      Eliminar
    5. Sim, mesmo com Lollipop ainda não está "no ponto"... (já para não falar que continuamos com aquela questão de ter vários hotspots em casa... e ele quase sempre insistir em manter-se ligado a um que está com o sinal fraco, quando tem um com sinal a 100% ali mesmo ao lado - e que acontece tanto nos Android como iOS.)

      Eliminar
  2. Pena que em determinados países as coisas ainda estejam atrasadas no tempo cerca de 20 anos. Experimentem vir a Angola :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquanto a ditadura esteja implementada em Angola e sejam sempre os mesmos a "comerem" para que mudar e gastar dinheiro em melhorar?

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se segues este blog, já por algumas vezes tinha referido isso nos meus comentários. O meu perfil é publico(não comento com nomes fictícios), não estou a esconder nada. Se fores ver, não sou comercial, sou técnico, não ganho comissões e aquilo que comento aqui, com algum cuidado para não quebrar o acordo de confidencialidade, são opiniões minhas que nada reflectem a opinião do meu empregador.

      Algum dos meus comentários foram inverdades? A app da Fon dá privilégio a redes privadas? Conheço uma pessoa que se chateia imenso quando chega a casa e em vez de ficar ligado à rede privada liga-se à publica, e lá tem que ir mudar à mão. Fiz uma comparação justa de duas aplicações que têm por missão o login automático a redes Wifis.

      Quanto ao teu problema com o VOIP, por acaso tenho configurado num Rasp com dois números 30200xxxx, que não foi fácil conseguir configurar à primeira, e foi com muita pesquisa pela net. Sendo tu um sysadmin de certeza que também vais conseguir por a funcionar. Mas se quiseres um VOIP para fazer chamada mais baratas, é só escolheres aqui: http://backsla.sh/betamax

      Abraço e lá por não te darem suporte a um serviço que é grátis, não descarregues isso em cima de qualquer pessoa que trabalha nessa empresa. Existe o 16200 para isso ;)

      Eliminar
    2. Caro Diogo, removi o comentário anterior porque seria um pouco hipócrita da minha parte criticá-lo por colocar publicidade dissimulada e depois vir aqui colocar assuntos pessoais.
      De qualquer forma, ambos sabemos as pessoas que trabalham no 16200 e o quanto podem (des)ajudar...
      Quanto ao VoIP, a MEO é o único operador que me dá problemas, a mim e aos meus clientes, note-se: único, num universo de dezenas, inclusive esses que me indicou nesse site.
      Obrigado.

      Eliminar