Ter uma casa onde grande parte dos elementos podem ser controlados remotamente é essencial para efeitos de ter uma "casa inteligente", mas essa inteligência também tem como elemento crítico o aspecto de a podermos controlar de forma simples. Hoje trago-vos um projecto que pretende criar o controlador de parede perfeito, capaz de controlar luzes, música, climatização, e tudo o mais.
Novamente, este é mais um caso que demonstra que ainda há muito por fazer na área da domótica, com as grandes fabricantes a não conseguiram criar produtos que respondam às necessidades dos utilizadores (nem a um preços compatível com as suas carteiras).
Felizmente, hoje em dia há componentes praticamente "prontos a usar" a preços acessíveis que nos permitem criar as nossas próprias soluções, e no caso deste controlador perfeito temos um conjunto de funcionalidades que é bastante interessante.
O sistema recorre a um Arduino e um ecrã OLED (barato) que será integrado numa caixa standard para ser aplicado na parede. Para interacção com o utilizador teremos vários botões e também um botão rotativo que torna mais intuitivo coisas como ajustar volumes ou luminosidade. O painel comunica com um servidor OpenHAB via MQTT e isso permite implementar funcionalidades interessantes. O painel recebe do servidor as lâmpadas, valores e nomes, de cada divisão (estando sempre actualizado e reagindo em tempo real caso algum dos elementos seja modificado por qualquer outro meio) - e para além de permitir controlar todas as lâmpadas, pode também servir para controlar a reprodução de música, controlar o aquecimento, e tudo o mais que se desejar implementar.
Não é o tipo de solução que será adequado a quem não estiver confortável com as artes da programação e electrónica... mas sempre servirá de inspiração para o tipo de coisas que se torna possível fazer (e para pressionar os fabricantes a que se "mexam"!)
Boas! Envia-me o teu contato. Quero por arduinos a comunicar via mqtt com o openhab, so que tempo... não tenho. Pago a alguem que perceba da pesca para vir ca e me por isto a trabalhar. Comps
ResponderEliminar