2015/02/12

O que pode a Apple fazer com 700 mil milhões?


A Apple atingiu um valor de mercado de 700 mil milhões de dólares. O valor mais elevado que qualquer empresa norte-americana alguma vez atingiu, e que é tão absurdamente grande que nem sequer é fácil ter uma noção do que representa... a não ser que se coloque a coisa em perspectiva.

Com 700 mil milhões, a Apple poderia:

  • comprar todas as equipas de futebol do mundo sem sequer pensar muito nisso (as 20 equipas mais caras valem menos de 21 mil milhões)
  • pagar o primeiro ano na Universidade de Harvard, incluindo propinas e alojamento, a 10 milhões de alunos(!)
  • comprar 175 mil Bugatti Veyrons (dos mais caros)
  • comprar 700 vezes uma das casas mais caras do mundo (com 27 andares, 3 heliportos, um hospital... e 600 empregados!)
  • pagar o défice comercial dos EUA (505 mil milhões) 
  • ou ainda... comprar o Google e a Samsung (e ainda ficar com mais de 100 mil milhões)


Ou então, também deixo como sugestão poderem comprar um país com clima ameno e pessoas bem dispostas e hospitaleiras, situado numa das melhores localizações da Europa e em local estratégico, e com laços especiais a vários países africanos, asiáticos, e ao Brasil... e onde a população até lhes faria um desconto especial se fosse garantido que nos livrassem dos nossos políticos e algumas das nossas "associações".

11 comentários:

  1. Carlos, o seu último parágrafo só tem uma falha: É que uma das razões de porque a Apple consegue estes lucros absurdos, tem a haver com os benefícios que obtém das regras de direitos de autor e patentes atualmente em vigor. Eu duvido muito que as coisas melhorassem, mas eu entendo o sarcasmo da frase. :)

    ResponderEliminar
  2. Caro, a Apple não tem esse valor, a Apple vale isso. Quem tem esse valor são os accionistas sob a forma de ações da Apple. Portanto a Apple não poderia comprar nada disso, os accionistas é que poderiam, caso vendessem as acções da Apple a outras pessoas

    É importante não induzir as pessoas em erro

    ResponderEliminar
  3. Aproveito para acrescentar que se a Apple vender tudo o que tem (incluindo licenças e tudo mais) mais o dinheiro que tem nas contas ficaria com 260 mil milhões de dólares, muito longe do que foi referido neste post

    ResponderEliminar
  4. Umas das coisas que a Apple podia mandar para Portugal eram aquelas placas escritas "Sarcasm" que o Leonard mostra ao Sheldon em The Big Bang Theory. Fazem muita falta por cá! 😄

    ResponderEliminar
  5. Que grande confusão que para aqui vai. Vamos por partes:
    O Market Cap de 700 Bis (já vai em 737 por sinal) é o preço da Apple no mercado. Ou seja, se alguém quisesse comprar a Apple hoje teria que desembolsar 737.000.000,00 de dólares americanos. Atenção que nem todas as acções da Apple se encontram em free float, isto é, disponíveis na bolsa para comprar, portanto se de facto aparecesse alguém para comprar 100% da Apple o mais certo era ter que desembolsar muito mais do que 700 Bis, porque teria que convencer todos os investidores institucionais e a própria administração da Apple, porque eles possuem acções da companhia, e a própria companhia possuem acções próprias.

    Portanto, a comparação que o Carlos fez com os Bugattis, etc, é uma comparação correcta, não do ponto de vista do dinheiro que a Apple tem, mas do ponto de vista do dinheiro que um possível comprador da Apple teria que ter.

    Não entendo o valor avançado pelo Camões. A Apple só em cash tem 178 Bis...

    Dito isto, é um facto que a Apple tem o maior market cap de sempre, mas obviamente estamos a falar em valores nominais. Se ajustarmos estes valores às inflações históricas houve companhias com mais valor, designadamente a IBM em meados dos anos 60, e uma companhia mercante holandesa cujo nome não recordo em finais do sex. XIX.

    Por fim, se é verdade que 700 bis é muito dinheiro, também não deixa de ser verdade que à escala dos Estados não é assim tantoo. Portugal produziu em 2013 cerca de 187 mil milhões de USD (PIB), pelo que se conclui que o valor da Apple não chegaria para nos comprar, mas apenas para nos arrendar durante 3 anos e tal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O valor avançado por mim é fácil de chegar lá, basta ler o que eu disse: vendendo todos os activos a Apple teria 260bi. Quanto ao que foi avançado pelo Carlos está errado pelo simples facto de dizer "Com 700 mil milhões, a Apple poderia". Não poderia porque esse dinheiro não é da Apple como ele dá a entender. Um possivel comprador da Apple não existe. Ninguém tem assim tanto dinheiro, o Bill Gates poderia comprar 10% da Apple, logo 10% disso tudo. Sendo assim tudo o que foi dito torna-se ridículo porque esse dinheiro não está concentrado em ninguém.

      Isto é como dizer "se alguém tivesse todo o dinheiro do mundo poderia comprar tudo", uma vez que esse alguém não existe. Podia existir? Podia, num mundo imaginário onde está a empresa/pessoa que tem 700 bis e tem possibilidade de comprar o que foi descrito na lista

      Eliminar
    2. Meus amigos, não sejam tão literais... A Apple atingiu um valor de mercado histórico, e o post é apenas uma "consideração" sobre o que se poderia fazer com tal valor. Nada mais.

      Não stressem que o fim-de-semana já está aí à porta. :)

      Eliminar
    3. BTW, a título de curiosidade, isso da IBM valer mais que a Apple se tivermos em conta a inflação já se demonstrou ter sido um erro. Na verdade o valor foi mal calculado e a IBM não valeria tanto como a Apple mesmo actualizando o valor à taxa de inflação (na verdade um erro de cálculo fez com que o resultado fosse 1.3 tri, quando na verdade deveria ser ~200bi). Na verdade a Microsoft de 1999 teria esse record, com um valor actualizado de 850bi

      Eliminar
    4. Carlos, estamos apenas numa amena cavaqueira. Eu sei bem o que faria com esse dinheiro, parte está aí nessa lista ;)

      Eliminar
    5. A grande questão é... será desta que vamos ter uma empresa a atingir o "trilião"? (viva a especulação! :)

      Eliminar
  6. Bem, o ultimo paragrafo era uma faca de dois gumes, acabasse muita corrupção e trafico de influencias, mas por outro lado, tendo em conta a cultura de empresa da apple, Portugal teria politica social e ecológica zero. Escondia/deportava os pobres, despedia à fartazana e sem problemas, fazia gato sapato do ambiente e transformava Portugal num Monaco só para ricos, pobres escravizados ao sistema (ex: salário indexado ás vendas dos produtos da maça) e formatados à empregados da apple, vivendo com medidas antisuicidio em bairros sociais (bem escondidos da vista do turista normal, e com decoração apple para parecerem apelativos). O livre transito e circulação de pessoas e bens, seriam proibidos, pois os segredos de estado eram a alma de todo o PIB.
    Era um paraíso? Só fiscal, porque de resto não acho.

    ResponderEliminar