2015/02/01

O shutter de uma câmara a 10000fps

Qualquer pessoa que já tenha pegado numa câmara fotográfica terá reparado que um dos critérios fundamentais para captar uma imagem é o tempo de exposição. Com a ajuda de uma câmara de alta-velocidade podemos ver em que é que isso se traduz em termos mecânicos no seu interior.

Embora os sensores digitais permitam controlar o tempo de exposição "digitalmente" sem partes móveis, no caso das DSLRs ainda se recorrem a obturadores/shutters cuja origem remota às máquinas fotográficas com película.

Quando se começou a reduzir o tempo de exposição, para captar imagens nítidas de cenas em movimento, foi necessário encontrar formas mecânicas que permitissem exposições em tempos bastante reduzidos - e um dos sistemas mais habituais é a utilização de duas cortinas: uma que progressivamente vai destapando o sensor para que esteve receba a luz; outra que segue logo atrás de si, para o tapar. O intervalo de tempo entre uma e outra permite fazer com que o sensor seja exposto por períodos de tempo mais reduzidos do que seriam possíveis usando-se apenas uma única cortina que abrisse e fechasse.

Mas nada como ver isto em funcionamento - e lá pelo meio vermos também abordada a questão do rolling shutter.

3 comentários:

  1. É engraçado é existir uma camara capaz de captar 10mil imagens por segundo sem qualquer efeito de rolling shutter ao ponto de apanhar ao pormenor o shutter de uma camara DSLR considerada já avançada :)
    Parece que estão a usar uma camara que vai existir daqui a 10 anos para filmar as melhores camaras DSLR actuais..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faltou dizer que esta DSLR faz apenas 60FPS em video com o problema do rolling shutter.. sempre faz parecer uma diferença maior...

      Eliminar
    2. Fez-me lembrar isto:
      http://weknowmemes.com/wp-content/uploads/2014/03/making-of-the-worlds-first-camera.jpg
      :D

      Eliminar