2015/02/11

Smart TVs da Samsung estão a inserir publicidade nos vídeos?


A maioria das pessoas apreciará as funcionalidades extra das suas Smart TVs, mas agora há pessoas que estão a descobrir uma funcionalidade indesejada e inesperada nos seus televisores Samsung: a inserção de vídeos publicitários mesmo quando estão a ver um filme seu localmente.

Bem sabemos que os operadores de TV muito gostam de limitar o controlo que os telespectadores têm sobre aquilo que vêem (lembram-se de quando queriam tornar ilegal qualquer sistema que permitisse passar à frente os intervalos nas gravações?) mas esta medida da Samsung parece ir para além de tudo o que já se tinha visto até à data. Várias pessoas estão a queixar-se que as suas Samsung Smart TV lhes começaram a apresentar vídeos publicitários a cada 20-30 minutos, mesmo quando estão a ver filmes reproduzidos localmente.

Inicialmente suspeitou-se que isto estivesse a ser feito por alguma app específica de reprodução de vídeo, mas entretanto foram surgindo mais relatos que denunciavam o mesmo comportamento em diferentes condições (e com os "suspeitos" a rapidamente negaram que essa publicidade teria alguma coisa a ver com os seus serviços.)

Vai ser engraçado ver que explicação é que a Samsung irá dar para justificar esta apresentação de publicidade quando lhe apetece, interrompendo aquilo que os seus clientes estão a ver; mas de qualquer forma parece-me ser uma excelente forma para promover a compra de televisores com menos inteligência... ou da concorrência.

4 comentários:

  1. É por estas e por outras que as Smart TVs são um perigo. É preferível comprar uma TV normal e adicionar-lhe uma "pen" HDMI com Android. Ao menos assim o sistema é previsível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas isso é o ideal.... ou melhor futuramente compramos só o "painel" e ligamos lá o que bem entendemos ;)

      Eliminar
    2. Pois, eu sei, infelizmente o conforto prevalece sempre à ética.

      Eliminar
  2. "We are working with Yahoo to create an opt-in screen prompt specific to their service as soon as possible," Samsung told Business Insider, adding that to disable them users should "press Menu on your Samsung Remote and scroll to Smart Hub > Terms & Policy > Yahoo Privacy Policy. Scroll to 'I disagree with the Yahoo Privacy Notice' and you can toggle the option on to opt-out."

    ResponderEliminar