2015/02/28

Stratolaunch já está em produção - o maior avião do mundo que vai lançar foguetões para o espaço


A ideia de usar aviões como plataformas móveis para o lançamento de foguetões para o espaço não é nova, mas o Stratolaunch é um projecto que se poderia considerar megalómano e impraticável. Só que está mesmo a andar para a frente, e o maior avião da história já está a ser construído.

O Stratolaunch é um projecto de Paul Allen (um dos co-fundadores da Microsoft), e que pegou nesse mesmo conceito de usar um avião para elevar um foguetão na atmosfera e reduzir os custos do lançamento, mas aumentou "ligeiramente" a escala.

O resultado é um monstro voador com uma envergadura de 117m (para pôr em perspectiva, as medidas regulamentares de um campo de futebol definem um comprimento de 90 a 120m - pelo que este avião tem literalmente a envergadura de um campo de futebol!)



[E isto são fotos apenas da secção traseira]


Tão impressionante como a sua envergadura é a sua capacidade de carga, com este "Stratolaunch carrier" a poder elevar-nos os ares com um peso total de 540 toneladas (para comparação, um Boeing 747 fica-se pelas 300 toneladas...)

Vai ser um momento único ver o voo inaugural deste mega-avião; mas até lá temos que nos contentar com a simulação com imagens geradas por computador.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)