Para além da nossa Lua, há quem defenda que o nosso planeta tem outras luas de dimensões mais pequenas e órbitas mais estranhas. Mas o que se passa é que é apenas uma questão... de perspectiva.
O 3753 Cruithne é um asteróide que tem uma órbita próxima da Terra, e que é considerado por muitos como sendo a nossa "segunda Lua", e com uma estranha órbita em formato de rim ou ferradura. Só que na verdade o Cruithne não orbita o nosso planeta (o que elimina logo à partida a hipótese de poder ser considerado uma nossa "lua") mas sim o Sol, e o estranho formato da sua órbita deve-se unicamente ao seu movimento aparente em relação a nós.
Quem estiver a observar o Cruithne do nosso planeta, assistirá a uma estranha "dança" nos céus, com o mesmo a percorrer órbitas bastante estranhas e "artísticas":
Mas isto deve-se apenas ao seu movimento relativo em relação a nós. Se nos afastarmos um pouco e tomarmos o Sol como ponto de referência, vemos que afinal o Cruithne segue uma órbita perfeitamente normal em torno do Sol, tal como ditam as leis da física.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)