2015/02/28
Pontos brilhantes em Ceres continuam a intrigar cientistas
Já é normal que cada missão lançada para nos dar mais a conhecer sobre o nosso Universo acabe também por resultar em mais perguntas. No caso da missão da NASA a Ceres, existem dois misteriosos e inexplicados pontos brilhantes que estão a intrigar os cientistas.
Ceres poderá não ter o destaque dos conhecidos planetas do nosso sistema solar, mas é um planeta anão (tal como Plutão) que está situado na cintura de asteróides entre Marte e Júpiter. É o destino da missão Dawn da NASA que já passou por Vesta (um dos maiores asteróides) que na sua fase de aproximação está a revelar imagens intrigantes.
A sonda detectou um ponto brilhante em Ceres, que com a sua aproximação revelou serem afinal dois pontos brilhantes numa única cratera, para os quais os cientistas não têm ainda explicação.
Antes de se pensar que sejam potenciais "E.T.'s" a brincar com espelhos, importa referir que será possível que estes pontos brilhantes tenham origem vulcânica, ou que sejam resultantes de outros fenómenos naturais ainda por determinar. Com a sonda Dawn a entrar em órbita de Ceres na próxima semana, os cientistas esperam conseguir imagens com melhor definição que permitam ver mais de perto estes misteriosos pontos brilhantes.
Vamos ficar a aguardar, com curiosidade.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)