2015/03/20

Android Wear já ajuda a encontrar o teu smartphone perdido

Se passam grande parte do tempo a procurar pelo vosso smartphone, passam agora a ter mais um motivo para justificarem a compra de um smartwatch com Android Wear: a possibilidade de darem uso ao "find my phone" a partir do pulso.

O Find My Phone é uma funcionalidade do Android Device Manager (não se esqueçam de garantir que se encontra activado) que permite localizar o vosso smartphone (e também bloqueá-lo remotamente) caso tenha sido perdido ou roubado. E agora isso passa a estar à distância de uma frase ou alguns toques no smartwatch no vosso pulso.

Se têm o vosso Android Wear em inglês, bastará dizerem: "Ok, Google. Start. Find my phone". Se preferirem deixar que sejam os vossos dedos a mandar, é so deslizarem pelas opções até chegarem ao "Find My Phone" - e em ambos os casos o vosso smartphone começarão a tocar com o volume no máximo, mesmo que estivesse em modo de silêncio.

Esta funcionalidade já está a ser distribuída e chegará a todos os Android Wear ao longo das próximas semanas - mas não se esqueçam que, ao contrário do Android Device Manager na web, esta versão para Android Wear só funcionará se o vosso smartphone se encontrar dentro do raio de ligação bluetooth. Se perderem essa ligação terão que dar um salto à web para aceder ao Android Device Manager da forma tradicional.

No futuro, quando chegar a actualização que permitirá aos Android Wear ligarem-se via WiFi, esta questão da proximidade deixará de ser factor limitativo - embora também esteja sempre dependente de que o vosso smartphone esteja contactável.deixará de ser necessário. Ainda está para ser inventado um método que permita colocar o smartphone a tocar com o volume no máximo... se estiver com a bateria descarregada! :)

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Enquanto não chega esse update ao meu, tenho usado o Wear mini launcher. Faz isso e muito mais :)

    ResponderEliminar
  3. Alguém sabe como fazer download e instalar o Português de Portugal? Comprei o meu na Amazon.es, mas só trás o Português do Brasil. Ainda assim, interpreta muito bem aquilo que lhe digo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Portugal é aquela província que tarde ou nunca tem direito às coisas (pelo menos inicialmente).
      Não há PT-PT para os comandos (apesar de ele entender o PT-PT para "speech-to-text" muitissimo bem)
      Para mim, ter o telemovel em PT-BR não era solução, e então coloquei tudo em inglês.
      Tenho o contra de não poder responder às mensagens, porque nem todos percebem inglês e de presunção já o mundo está cheio..

      Eliminar